quinta-feira, 14 de julho de 2016

QUANTO VALE UMA VIDA HUMANA???

QUANTO VALE UMA VIDA HUMANA?


“ Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás (…). Eu, porém, vos digo: que todo aquele que se encher de ódio contra seu irmão estará sujeito a julgamento...” (Jesus Cristo. Mateus 5: 21,22)

Segundo dados da OMS (1), o governo brasileiro, em 2012, informou que 47 mil homicídios teriam ocorrido no Brasil. No mundo, no mesmo ano, 475 mil. Os motivos variam de “um pisão no pé” à latrocínio (roubo seguido de morte). Quanto vale, pois, uma vida humana? Um antigo dito judaico, contido no Talmude (499 d.c. ), assevera que “aquele que salva uma vida, salva o mundo inteiro”. 

De fato quando uma vida humana é salva, o mundo inteiro para ela é preservado. Por outro lado, quando uma vida humana é roubada, para ela o mundo inteiro é destruído. Jesus, o Cristo, assegura que aquele que mata um ser humano, que é feito a imagem e semelhança de Deus, coloca-se debaixo da justiça do tribunal divino. 

O homicídio, contudo, principia no coração, no íntimo humano. Antes do efetivo assassinato, muitas vezes, ele já ocorrera com muita antecedência nas intenções do assassino. Nunca, antes, houve tantas pessoas “iluminadas” pelo saber acadêmico (escolar) e, ao mesmo tempo, tanta banalização da vida humana. Em tempos pós-modernos, o valor da vida humana também é relativo ou, simplesmente, irrelevante. Mas as palavras do Mestre possuem valor eterno:

“Aquele que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no Reino dos céus”. (Jesus Cristo. Mateus 5: 19).


Por: OMS - Organização mundial de saúde.

Nenhum comentário: