terça-feira, 28 de junho de 2016

ZICA VÍRUS: VACINA

SUCESSO DE TESTES EM RATOS 'RENOVAM ESPERANÇA' 

DE OBTER VACINA CONTRA ZIKA


O mosquito Aedes aegypti é o vetor de transmissão do zika vírus, dengue e chikungunya
O mosquito Aedes aegypti é o vetor de transmissão do zika vírus, dengue e chikungunya

Uma vacina experimental de dose única é capaz de proteger ratos contra o vírus Zika, afirmam cientistas americanos em um estudo publicado na revista "Nature".
Os resultados "impressionantes" devem mobilizar esforços de pesquisa, dizem eles, e renovar as esperanças de que seja obtida uma vacina para humanos - os testes em pessoas estão previstos para começar em alguns meses.
No entanto, mesmo que a vacina se mostre eficaz, sua liberação para proteger os grupos que correm mais riscos com a doença, como mulheres grávidas, ainda levaria alguns anos, alertam especialistas.
Necessidade urgente
O Zika tem se espalhado pelas América do Sul e Central e, mais recentemente, pela África. A transmissão continuada da doença por meio de mosquitos já foi confirmada em mais de 60 países e territórios.
O vírus causa sérias malformações em fetos durante a gestação e foi declarado como uma emergência global de saúde pública.
Desenvolver uma vacina para mulheres grávidas e, assim, proteger seus bebês é uma prioridade científica internacional.
Réplica do vírus
A equipe de cientistas do Instituto de Pesquisa Militar Walter Reed (WRAIR, na sigla em inglês), o Centro Médico Diaconisa Beth Israel e a Escola de Medicina de Harvard testaram dois tipos de vacina em ratos - uma baseada em trechos do DNA do vírus e outra que usa uma réplica inativa (e, portanto, inofensiva) do Zika.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/


Nenhum comentário: