terça-feira, 15 de março de 2016

OS JOVENS E AS DROGAS: PESQUISA

O QUE LEVA O JOVEM A EXPERIMENTAR DROGA?

O que leva o jovem a experimentar droga?

Todos nós já questionamos, mais de uma vez, qual a causa que leva uma pessoa a experimentar qualquer tipo de substancia entorpecente. 

Na verdade, são várias as causas que podem agir isoladamente ou em conjunto, fazendo com que o individuo experimente sensações pela primeira vez. Vamos dissertar sobre as causas mais comuns: 

1) Curiosidade: Ter curiosidade faz parte da juventude. Todos nós passamos por essa fase em nossas vidas. Apesar de ser algo muito saudável, pode desencadear conseqüências drásticas quando mal empregado. A curiosidade pode levar um jovem a experimentar crack e esse pode se tornar um dependente químico (viciado) com uma única experiência. Aí já é tarde demais. A solução não é abafar a curiosidade, mas sim canalizá-la para outras coisas que tragam alegria e não desgraça para o curioso e toda família. 

2) Falta de Perspectiva: Se alguém não tem metas e visão de futuro, não tem perspectiva do dia de amanha. Se não tem perspectiva do amanha, só conta com o hoje. Se só conta com o hoje, não levam em consideração as conseqüências maléficas a longo prazo. Vive hoje e se dana com o amanha. A juventude brasileira precisa ser uma pouco mais visionária. Uma visão forte de futuro faz a segunda feira ser o melhor dia da semana. Uma nação sem visão é uma nação em perigo. Um jovem sem visão é um jovem em perigo. Seja capaz de criar um futuro que valha a pena ser vivido. Só você pode fazer isso por você mesmo.

3) Fuga: Adolescência é uma fase de transição entre a infância e a vida adulta. O adolescente deixou de ser criança e ainda não é tratado como adulto. Como quase toda posição intermediaria, às vezes torna-se intolerável. O jovem, não sabendo como lidar com esse sentimento de frustração, apela para a fuga. Fugir de onde está se não fisicamente, pelo menos mentalmente. Entretanto, a fuga não é a solução para nenhum problema. Ninguém consegue fugir de seus problemas. O único jeito de você livrar de seus problemas é resolvê-los.

4) Novas Experiências: O tédio é um grande vilão. Se o cérebro esta desocupado, procurara algo para se ocupar. Se não estamos com a mente ocupada, começamos a nos concentrar nas nossas fantasias e, se possível, tentamos satisfazê-las. Sempre achamos que novas experiências podem ser melhores do que a que vivenciamos. A grama do jardim do vizinho sempre parece mais bem tratada que a nossa. Portanto, procure se conscientizar do fim que tiveram aqueles que escolheram como nova experiência o mundo das drogas.

5) Modismo: ninguém gosta de se sentir diferente dos outros. Se similar dá-nos a sensação de que pertencemos ao grupo. Pertencer é importante para qualquer ser humano. O jovem tem uma necessidade muito grande de pertencer ao grupo da mesma faixa etária. Por causa disso, a influência exercida pelos colegas da mesma idade é enorme. Nós adultos, ás vezes fazemos algo que não queremos só para ficar igual aos outros: usamos roupas, visitamos lugares etc. Essa necessidade é pelo menos três vezes maior no jovem. Por isso é fundamental que saibamos com quem os nossos filhos estão se socializando. A longo prazo, o jovem será como aqueles que ele convive. Ajude-os a escolher os bons companheiros. 

As drogas são responsáveis, direta ou indiretamente, pela maioria das manifestações de violência. A dependência química pode gerar doenças, suicídio, promiscuidade, prostituição, furto, roubo, destruição familiar, trafico de entorpecente, acidente de transito etc. Verificado que o filho esta de alguma maneira ligado ás drogas, procure avaliar qual o verdadeiro envolvimento dele com este mundo e em que estágio ele se encontra.

O professor percebeu que um de seus alunos, de nome João, mudara de comportamento bruscamente e imaginou que possivelmente o jovem estaria tendo contato com drogas. Foi nesse momento que o mestre teve uma grande ideia e disse em voz alta: “Vou ensinar para todos vocês a verdadeira sabedoria do bem viver. Por favor, Joãozinho, venha aqui na frente". O jovem ressabiado foi andando vagarosamente e prostrou-se ao lado do professor que iniciou a brincadeira: "Imagine que você esta a beira de um abismo, sendo que ao seu lado esta toda sua família. Se você pular, todos seus parentes tentaram salva-lo e com isso todos cairão juntos com você". A classe é tomada de silencio. De repente o professor grita: "E agora o que você vai fazer João?". O jovem entendeu o recado e murmurou: "Adoro, minha família, vou ficar com eles ao invés de cair no abismo".

Dr. Jorge Lordello

Nenhum comentário: