quinta-feira, 3 de março de 2016

AÇÃO DE SAÚDE EM TK: 2016

PREFEITO DE TARAUACÁ RODRIGO DAMASCENO COMANDA O ATENDIMENTO DE SAÚDE NO RIO MURÚ


Após difícil locomoção pelo Rio Murú, devido a pouca água, a equipe a bordo do Barco Hospitalar iniciou os atendimentos nas comunidades. Os primeiros atendimentos ocorreram segunda-feira, na Terra Indígena do Rio Humaitá, do povo Huni Kuin, e na comunidade Paraíso e seguem por mais 11 dias em outras 11 localidades.
Com serviços de Clínico Geral, consulta de enfermagem, exames preventivos, vacinas, testagens rápidas em HIV, Sífilis, Hepatite B e C, curativos, orientações a saúde, farmácia, cortes de cabelos, acompanhamento do Bolsa Família e palestras educativas de Segurança.

Estiveram presentes os vereadores José Sidenir, Nasço Kaxinawá, além de secretários e assessores municipais.

Antonio Marcos, liderança na comunidade Paraíso, destaca a importância da ação: “Esses serviços públicos trazem dignidade para o povo ribeirinho. São atendimentos para pessoas que não podem ir para a cidade, pois moramos muito longe”. Dependendo da embarcação e do nível das águas do rio, a viagem pode durar de seis horas a dois dias.

A ação de saúde é realizada pela prefeitura de Tarauacá, com parcerias do governo do Estado e governo Federal. O prefeito Rodrigo Damasceno explica como se dá a parceria: “Tarauacá foi contemplado com sete profissionais do programa federal Mais Médicos e são eles que conseguimos deslocar para fazer esses atendimentos. Aqui, em nosso barco, temos dois médicos formados em Cuba. O governo do Estado nos ajuda com os medicamentos, pois temos uma demanda muito grande em um atendimento dessa magnitude. Isso colabora muito a chegarmos com mais força nessas comunidades”.


“Muitas vezes os nossos ribeirinhos não tem condições de ir até a cidade, hoje na nossa administração conseguimos dar um salto de qualidade no cuidado com as pessoas. Conseguir realizar atendimento médico, com uma estrutura de um barco hospitalar totalmente equipado na própria comunidade é garantir acesso com equidade”, destaca o secretário de Saúde, Carlos Tadeu.

Fonte: Ac 24 Horas.com

Nenhum comentário: