A BICICLETA
NA CIDADE
“As
bicicletas nos dias de hoje vieram para ficar” é uma destas frases de
senso comum que, além de conter uma ideia vazia em si, carrega equívocos de
interpretação historiográfica. Desde o início do século 20 as bicicletas
estão presentes em nossas cidades. Em maior ou menor quantidade, com mais ou
menos visibilidade, mas sempre estiveram presentes.
Se
nas grandes cidades ou nas cidades em crescimento os automóveis ainda dominam a
paisagem e a ocupação da maior parte das vias públicas, o mesmo não pode ser
dito sobre algumas cidades brasileiras de pequeno porte – até 100 mil
habitantes, de acordo com o IBGE.
No
último final de semana de Setembro, a convite da UCB – União de Ciclistas do
Brasil, Rede Bicicleta para Todos, Aliança Bike e da Rede Bike Anjo, a cidade
de São Paulo recebeu a visita de representantes de nove prefeituras de cidades
pequenas que possuem uma ampla e disseminada cultura da bicicleta.
Prefeitos,
vice-prefeitos e secretários que vieram conhecer a maior feira nacional do
setor de bicicletas, a Brasil Cycle
Fair, bem como visitar e analisar algumas das políticas públicas em
implantação na cidade de São Paulo.
O
diálogo e a troca de informações foram tão enriquecedores que as organizações
realizadoras, juntamente com estas prefeituras, já estão estruturando uma ampla
pesquisa sobre a cultura da bicicleta em cidades de pequeno porte, visando a
investigar profundamente as características locais que fazem destas cidades
nossas pequenas “Amsterdans tupiniquins”.
Confira
as características principais destas cidades que mantém a cultura da bicicleta
no Brasil presente, aquecida e difundida:
População
(2014): 38.201
habitantes, sendo 52% urbana e 48% rural
Estimativa de viagens diárias feitas em bicicleta (Prefeitura): entre 40 e 60%
Quantidade de bicicletas: 3 a 4 bicicletas por domicilio
Características: Cidade centenária, localizada no
extremo noroeste brasileiro, na confluência dos rios Tarauacá e Muru. De
geografia plana, estabelecida no vale do Juruá, Tarauacá ainda faz fronteira
com o Perú.
“No município são 27 mil bicicletas contra 800 automóveis.
Este ano fizemos uma audiência pública para implantação da primeira linha de
ônibus municipal e veja só o que aconteceu: a população rejeitou a ideia.
Disseram que já se sentem contemplados usando bicicleta, moto
e caminhando”, revelou o vice-prefeito da cidade de Tarauacá.
Por: http://abicicletanacidade.blogfolha.uol.com.br/
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