terça-feira, 29 de setembro de 2015

TEXTO: TARAUACÁ

TARAUACÁ "RIOS DOS PAUS E DAS TRONQUEIRAS"

Imagem: Google.Com
"Tarauacá... Rios dos Paus e das Tronqueiras. Município pequeno do interior amazônico. Lugar de povo hospitaleiro e acolhedor. É infiltrada nos verdes da floresta que a rodeia e cobre imensa praias brancas com suas sombras, e estas servem de atrativos e diversão aos moradores e visitantes desse lugar em épocas de verão.

Este é um belo município. Tarauacá, estar em constante crescimento. O município tem grande importância no desenvolvimento do Estado do Acre, pois além de ser a terceira cidade do Estado, tem evoluído significadamente na produção de grãos e na criação de bovinos. Localizada no meio da floresta amazônica, não falta inspiração aos moradores da localidade na hora de desenvolver um trabalho e garantir seu sustento e garantir o seu crescimento e de sua família.

Todos se orgulham do nome recebido: "A princesinha do Acre". Um dos pontos mais cobiçados no verão são nossas belas praias e temos como principal atrativo a festa do abacaxi: O festival do abacaxi. Todo ano recebemos inúmeros visitantes e a cidade se torna pequena pela grande quantidade de pessoas visitando este município.

Nossa bela Tarauacá enfrenta algumas dificuldades. A falta de infra estrutura e o crescimento desordenado desse lugar, a torna uma cidade 'descoordenada', e que no futuro trará muitos problemas para nossa população. Outro grande problema enfrentado é a cobiça daqueles que querem enriquecer a qualquer custo, e exploram o pensamento eleitoreiro para sempre se chegar ao poder. 

Enfrentamos também o isolamento na época do inverno, tempos ruins que somente melhoram com a chegada do verão, deixando suas estradas para o comercio e desenvolvimento construtivo. Sempre gerando muitos empregos a este lugar. 

Portanto, Tarauacá caminha à passos largos, rumo ao futuro triunfante e glorioso que fará o orgulho daqueles que um dia habitou ou reside neste município tão querido por todos nós."

Texto produzido em 17/04/1997 como redação apresentada à professora Silvia Ciacci. Estava cursando o 4º ano de magistério, e na época concorria com outros textos para estágio remunerado no Banco do Brasil. Fui selecionado, mas não tinha cursos de informática. Principal critério para ser efetuado naquele lugar.

Encontrei este texto em arquivos e fazendo uma reflexão e realizando perguntas. Somos mesmo a princesinha do Acre ainda? O que mudou de 1997 pra 2015? Os principais problemas daquela época continuam? Nosso povo melhorou sua qualidade de vida? Nossos políticos continuam com o mesmo pensamento de status, ganância e poder? Nossa estrada (BR 364) saiu dos palanques e se tornou realidade e desenvolvimento? O que mudou na terrinha do abacaxi grande e da mulher bonita? "

Por: Copyright© 2015 @Kbym

Nenhum comentário: