quinta-feira, 17 de setembro de 2015

FATALIDADE!!!

APÓS DOAR RIM PARA IRMÃO

EMPRESÁRIO ACRIANO ENTRA EM COMA

Helano Moniz doou um rim para o irmão, mas teve o intestino perfurado, diz família  (Foto: Reprodução/Facebook)


O que deveria ser a solução para um problema acabou se tornando um pesadelo para a família do empresário Helano Moniz, que está há dez dias em coma após ter doado um rim para o irmão no último dia 2, no Hospital das Clínicas, em Rio Branco. Segundo a família, o empresário teve o intestino perfurado durante o procedimento. No dia 10, Moniz foi encaminhado para um hospital em São Paulo, por onde passou por nova cirurgia no cérebro e recebeu um cateter para oxigenar e manter a pressão e temperatura.

A irmã dele, Sueli Moniz, acredita que ocorreu uma sucessão de erros nos procedimentos cirúrgicos.

"No dia do transplante, perfuraram o intestino e então resolveram fazer uma nova cirurgia no dia 5, quando costuraram o órgão. Mas, o pulmão encharcou e aí foram fazer um novo procedimento em que perfuraram uma artéria. Aí pronto, ele já entrou em coma e resolvemos tirá-lo daqui porque já estava sendo demais. Enquanto isso, meu irmão que recebeu o novo rim está muito bem e se recuperando", conta.

Ao G1, a superintendente do HC, Juliana Quinteiro, informa que uma sindicância foi aberta na segunda-feira (14) para apurar o que aconteceu. A Secretaria de Saúde (Sesacre) também garantiu que está acompanhando a apuração dos fatos.

"Vamos apurar realmente o que houve e se o que a família alega realmente aconteceu. Instauramos uma sindicância interna que já está acontecendo, toda documentação está sendo disponibilizada para a apurar os fatos. Como gestão e administração, no  momento, é isso que podemos fazer", diz.

Ainda abalada com tudo que aconteceu, a família diz que está priorizando a saúde do empresário, mas que está tentando obter relatórios para saber o que de fato ocorreu no dia da cirurgia.

"Minha mãe foi no Hospital das Clínicas pedir um relatório para saber o que houve. Porque a gente entende como erro, perfurar um órgão? Era só tirar o rim e colocar no meu outro irmão", diz Sueli.

Moniz foi encaminhado para São Paulo por meio do plano de saúde pela UTI no ar e permanece em coma. "No momento a gente não está com cabeça para pensar nessas questões burocráticas, a prioridade é a saúde dele. Não conseguimos digerir, aconteceu uma coisa atrás da outra, está todo mundo muito abalado, a gente não consegue nem falar. Está difícil", lamenta a irmã.

Por: G1.Com/Ac

Nenhum comentário: