terça-feira, 22 de setembro de 2015

ENTREVISTA: CARLOS GOMES:

CARLOS GOMES DE SOUSA
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE TARAUACÁ
SEU BREVE HISTÓRICO FORMAÇÃO ESCOLAR


O Copyright© 2015 @Kbym, teve a oportunidade de entrevistar o atual secretário de educação de Tarauacá Carlos Gomes de Sousa para uma conversa franca e informativa à respeito da educação de nosso município. Vejamos:



BREVE HISTÓRICO: Carlos Gomes de Sousa, filho do ex-seringueiro Zeca Sousa e de Dona Francisca Gomes de Sousa, Formado em História pela Universidade Federal do Acre, aprovado em concurso público municipal em 2002 onde exerceu a função de professor na zona rural, trabalhou no ano seguinte como supervisor de ensino rural, em seguida na escola Eduardo dos Santos Moraes e na escola João Ribeiro com EJA do ensino Médio. Em 2013 foi convidado pela Gestão do Dr. Rodrigo a coordenar o Plano de Ações Articulas – PAR, na Secretaria Municipal de Educação, no final desse mesmo ano prestou concurso para o quadro de professor do estado do Acre ficando aprovado em primeiro lugar. Em 2014 a pedido do Prefeito foi transferido para Secretaria de Planejamento da Prefeitura onde desenvolveu junto com aquela equipe mais de 32 projetos voltados para educação, sendo 20 deles aprovados, entre construções de escolas, creches, quadras, mobiliários para toda rede de ensino, ventiladores e ar-condicionado para climatizar algumas das escolas da rede municipal, gerando um valor de mais de 20 milhões de reais em investimentos na educação de Tarauacá.      

Conversamos com o Carlos Gomes sobre a situação da Educação em Tarauacá. Veja a entrevista:

Por: Copyright© 2015 @Kbym:  O Sr. assumiu a Secretaria de Educação de Tarauacá há pouco tempo.Poderia fazer um breve relato de como o Sr. encontrou a Secretaria de educação de Tarauacá?

SEC. CARLOS GOMES: A Secretaria Municipal de Educação vive um momento positivo no que diz respeito ao Ensino e a sua infraestrutura. Estamos investindo mais de 20 milhões na melhoria de nossas escolas, alcançamos um IDEB de 4,5 nos anos iniciais e 4,4 nos anos finais do Ensino Fundamental e através de concurso público em nossa cidade, contratamos 70 professores permanentes, através de concurso público e ainda pessoal de apoio. Os programas estão em dia. Estamos reformulando a Leia de Gestão e o Programa de Autonomia Financeira nas Escolas - PAFE, dentre outras ações. Tudo caminha para um rumo certo e grandioso.

Por: Copyright© 2015 @Kbym: Quais são os maiores problemas nas escolas que serão combatidos por sua gestão frente à secretaria de Educação de Tarauacá?

SEC. CARLOS GOMES: Precisamos melhorar os espaços físicos de nossas escolas urbanas e rurais para combater a evasão, principalmente na zona rural e também diminuir as desigualdades entre a zona rural e a cidade como também investir em formação, tanto para nossos técnicos da secretaria como nossos professores e funcionários de apoio escolar diversos.

Por: Copyright© 2015 @Kbym: Em relação a merenda escolar, como está a situação? Sabemos que há atrasos na entrega pelas empresas responsáveis. Que providencias serão tomadas para com as empresas que demoram na entrega da merenda escolar?

SEC. CARLOS GOMES: Realizamos uma reunião com os técnicos do setor de merenda para que possamos identificar os principais problemas e buscar soluções imediatas. No que diz respeito ao transporte da merenda, estamos locando um veículo para suprir essa necessidade, já na parte do fornecimento estamos agendando uma conversa com os fornecedores e nossa assessoria jurídica, primeira para colocar a importância da pontualidade na entrega da merenda escolas, como também as penalidades que as empresas poderão sofrer, inclusive quebra de contrato.

Por: Copyright© 2015 @Kbym: Qual o principal projeto de ação desta secretaria para ser implementado na educação de nosso município? Sr fala na Escola Integral. Temos condições. Como será a “Escola Integral” modelo?

SEC. CARLOS GOMES: Já ofertamos a Educação em Tempo Integral em nosso município através do Programa Mais Educação, atendemos mais de 1.400 alunos que representam 19% da nossa rede. Estamos construindo a escola 15 de Junho, um projeto de mais de 3.5 milhões de reais, que irá atender 100% de sua matricula. O objetivo é potencializar o programa mais educação nas escolas pólo da zona rural, pois as mesmas contarão com estrutura física adequada, são prédios com bibliotecas e laboratórios de informática. Na cidade, estamos melhorando os espaços escolares, construímos uma quadra coberta na escolas Rilza Daniel no bairro da Praia, aterramos doto seu terreno que antes era um igapó, construímos um muro e um pequeno parque para as crianças, na escola Adelmar de Oliveira no bairro Novo estamos finalizando a construção da quadra coberta, vamos melhorar o terreno, construir muro e parque, estamos construindo as Escolas Almirante Barroso no Ipepaconha e Valdina Torquato no bairro Triângulo. Temos ainda a quadra coberta da Rua Capitão Hipólito que irá atender os alunos da escola Valdina Torquato. Todo esse investimento é com objetivo de criar espaços alternativos e ampliar a demanda da Educação em tempo Integral em Tarauacá.

Por: Copyright© 2015 @Kbym: Como o Sr. Analisa a questão da qualidade da educação em nosso Município? Há avanços ou retrocessos em relação ao ano passado?

SEC. CARLOS GOMES: Ampliamos de 94 para 108 o número de escolas na Zona Rural, melhoramos a qualidade do transporte escolar, complementamos a merenda com recurso próprio, estamos atendendo a Educação Infantil através do programa asinhas e estamos investindo mais de 20 milhões de reais na infraestrutura de nossas escolas, criando os pólos educacionais com o objetivo de reduzir as salas multisseriadas e fornecer um acompanhamento pedagógico mais presente. Com isso acredito que tivemos avanços significativos, é claro que precisamos melhorar a estrutura de nossas pequenas escolas da zona rural e investir mais ainda em formação.

Por: Copyright© 2015 @Kbym: Como estão os recursos disponíveis do FUNDEB para pagamento da classe docente? A segunda parte do décimo terceiro será pago na data certa (em dia)?

SEC. CARLOS GOMES: Em momentos de crise, precisamos tratar as finanças publicas com muita responsabilidade, minha primeira tarefa como secretario foi reunir com nossos coordenadores do setor financeiro para priorizar o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro que será realizada na data certa, como também manter em dias o salário dos nossos funcionários e realizar no final do ano um investimento na melhoria das escolas da zona rural que não foram contempladas com os projetos dos pólos.

Por: Copyright© 2015 @Kbym: Existe algum projeto de qualificação dos Professores do Município? Se sim. Quais?

SEC. CARLOS GOMES: O município trabalha com uma política de qualificação de professores. A exemplo disso estamos ofertando Curso de Pedagogia para 207 professores, través do Programa PARFOR. Oferecemos também formação continuada para todos os docentes.

Por: Copyright© 2015 @Kbym: Como será o “diálogo” com o principal sindicato de Tarauacá (SINTEAC) para debater assuntos relativos ao PCCR do município (EDUCAÇÃO)?

SEC. CARLOS GOMES: É preciso dialogar com a categoria, mas não apenas a questão salarial que sabemos que é muito importante, mas também debater melhoria da qualidade do ensino, implementação da escola integral, melhoria da infraestrutura escolar, qualidade da merenda, acessibilidade e outros temas relevantes.

Por: Copyright© 2015 @Kbym:  Sr. poderia nos informar, resumidamente, a situação da educação no município de Tarauacá? (Alunos Matriculados, Número de escolas (zona rural e município)

SEC. CARLOS GOMES: Atualmente estamos com 108 escolas rurais, atendendo 3.826 alunos. Na zona urbana  temos 07 escolas e uma matricula de 3.289 alunos. Na Educação de Creche estamos com 299 alunos.

Por: Copyright© 2015 @Kbym: Suas considerações finais!

– Carlos Gomes
SEC. CARLOS GOMES: Estou há poucos dias a frente da SEME, mas faço parte do planejamento dessa secretaria desde o primeiro dia dessa gestão. Coordenei o planejamento estratégico da secretaria junto com a Professora Lula no inicio do governo do Dr. Rodrigo e Batista e venho acompanhando os trabalhos dessa pasta desde então.
Como secretário quero consolidar os projetos em andamento, diminuir as desigualdades entre zona rural e urbana e potencializar a Educação Integral. Aproveito a oportunidade de falar um pouco sobre a Secretaria de Educação e  me colocar a disposição da sociedade e dos veículos de comunicação para tornar cada vez mais nosso trabalho transparente e eficiente. Obrigado.

Obrigado pela Entrevista Carlos Gomes
Sec. De Educação de Tarauacá

Por: Copyright© 2015 @Kbym

Nenhum comentário: