terça-feira, 23 de junho de 2015

UM CRAQUE LUTANDO PARA VOLTAR:

ESSE É WILLIAN RADAMES DE TARAUACÁ

-AMOR AO ESPORTE-


Cirurgia do LCA : reconstrução do ligamento cruzado anterior

Raquianestesia

Descreverei agora como realizamos uma cirurgia artroscópica para reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior . Falarei da cirurgia atualmente mais realizada , que usa os tendões flexores como enxerto . Algumas variações dos passos seguintes serão discutidas na seção " Cirurgia do LCA : Saiba mais " . 

Posicionamento para cirurgia do lca

O paciente , ao chegar à sala cirúrgica , será atendido pelo anestesista . A anestesia utilizada nesta cirurgia é a raquianestesia, muitas vezes acrescentada de uma sedação , para tranquilizar o paciente . 
A seguir , posicionamos o paciente  deitado na mesa cirúrgica . Colocamos um garrote pneumático na raiz da coxa para que não haja sangramento durante a operação . Retiramos os pêlos do joelho e da perna ( tricotomia ) e realizamos a assepsia do membro para iniciarmos a cirurgia propriamente dita.

O primeiro passo da reconstrução do LCA consiste na retirada dos tendões flexores , através de uma pequena incisão na parte interna da perna , logo abaixo do joelho . 
anestesista . A anestesia utilizada nesta cirurgia é a raquianestesia, muitas vezes acrescentada de uma sedação , para tranquilizar o paciente . 


A seguir , posicionamos o paciente  deitado na mesa cirúrgica . Colocamos um garrote pneumático na raiz da coxa para que não haja sangramento durante a operação . Retiramos os pêlos do joelho e da perna ( tricotomia ) e realizamos a assepsia do membro para iniciarmos a cirurgia propriamente dita.

Tendões flexores sendo retirados

Após a retirada do enxerto pelo ortopedista , seu auxiliar deve prepará-lo , deixando-o pronto para substituir o lca. Os tendões são dobrados ao meio , formando uma  novo ligamento , espesso e resistente. 

Enxerto pronto para ser utilizado após a preparação

Enquanto isto , o cirurgião inicia a parte artroscópica da cirurgia , através de dois pequenos furos na frente do joelho. Coloca uma câmera dentro do joelho e pode então estudar as lesões previamente diagnosticadas . O lca é avaliado e  , confirmando-se sua ruptura , é ressecado ( removido )  com o auxílio de pinças especiais e também de um aparelho chamado shaver .Assim , " abre-se " um espaço para a introdução do enxerto .  A seguir , inspeciona o restante do joelho a procura de outras lesões , como lesões do menisco e de cartilagem . Obviamente que o ortopedista deve corrigir estas lesões associadas quando presentes . 
Figura mostra artroscopia sendo realizada para reconstrução do LCA

O próximo passo é a confecção dos túneis ósseos na tíbia e no fêmur . Os túneis são feitos com brocas especiais e é dentro destes " buracos " nos ossos que o novo ligamento ficará inserido .  É muito importante o correto posicionamento destes túneis para o sucesso da cirurgia. 
Para terminar a cirurgia , o ortopedista coloca o enxerto dentro dos túneis e o fixa ao osso através de dispositivos especiais . Normalmente , na tíbia usamos parafusos especiais chamados parafusos de interferência . Eles podem ser metálicos ou absorvíveis. Já no fêmur existem diversos dispositivos , incluindo os mesmos parafusos da tíbia . Outros dispositivos incluem : endobutton , parafuso transverso , Rigid Fix .
Fixação do enxerto na tíbia e no fêmur

Após a fixação do enxerto , o médico testa a articulação do joelho, observando se ela apresenta uma mobilidade adequada ( se a flexão e a extensão estão completas ) e principalmente se o joelho está estável ( finalidade principal desta cirugia ) . Os testes realizados antes da cirurgia ( Lachman e gaveta anterior ) devem ser negativos ao término da cirurgia.
Os cortes realizados são suturados com nylon e realizamos curativos oclusivos. O uso de dreno cirúrgico não é usual , mas o cirurgião pode utilizá-lo , dependendo da sua preferência e experiência. Costumo também usar um imobilizador com velcro ao término do procedimento , como o mostrado abaixo .
Imobilizador colocado no fim da cirurgia

Após a cirurgia , correndo tudo bem e o paciente se recuperando da anestesia, ele é encaminhado ao quarto . Costumo deixar o paciente internado por uma noite no hospital , recebendo medicamentos analgésicos e antibióticos profiláticos .  No dia seguinte  , trocamos os curativos, orientamos exercícios leves que o paciente fará em casa e assinamos a sua alta .

Por: http://www.ligamentocruzadoanterior.com/

Nenhum comentário: