quinta-feira, 16 de abril de 2015

REPERCUTIU NA REDE: HISTÓRIA

SEM PRESERVAÇÃO PERDEMOS NOSSA HISTÓRIA


NOSSA HISTÓRIA ESTAR SENDO DESTRUÍDA AOS POUCOS!!

E AGORA? QUEM PODERÁ NOS AJUDAR???

 

Foto: Facebook Isaac Melo

"Tarauacá no ano de 1962. À época, enormes trapiches faziam o papel de rua. Era assim com as atuais ruas Dona Constância de Menezes (rua do comércio) e a rua Maria Anália. Ainda sou da época de alguns desses trapiches, cheguei a cair de bicicleta de um deles. Antes as canoas chegavam a ser amarradas nas "pontes", tal a proximidade do rio. Todas as casas erguiam-se altas, qual palafitas, já que inundava constantemente, "equilibradas em pernas de pau" como versava um poema de Leandro Tocantins, que a chamou de "pobre Veneza" da Amazônia, assim também apodada pelo ex-governador Altino Machado. A foto é de Rodrigo de Azevedo Barbosa." Isaac melo.


SÓ RESTA O TEATRO JOSÉ POTYGUARA!!


NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO SENDO DESTRUÍDO!!!



 

Postei em minha página do Facebook recentemente, esta imagem acima. A antiga central elétrica de Tarauacá sendo derrubada por uma máquina. Veja a postagem:


"O Estado Islâmico destrói os monumentos mundiais pela Intolerância Religiosa. Aqui em Tarauacá se destrói os monumentos de nossa história por que ninguém se importa em preservar o pouco que resta de nosso patrimônio histórico de nosso passado!!! Só falta agora o teatro José Potyguara!!! Vai entender esse povo!!! veja nossa antiga Central Elétrica... Tanto que falamos...Pedimos... Nossos administradores não fizeram nada e foi vendido e destruído... O que diria João de Paiva eh???..." Muitas pessoas me ligavam perguntando o porquê de ninguém tomar providências para que isso não acontecesse. Há coisas que não tem como explicar. Essa é uma delas. O Filosofo tarauacaense Isaac Melo em sua pagina ficou triste chocado com a ação da derrubada da antiga casa que deveria ter sido tombada pelo patrimônio histórico. veja suas palavras: 


(Isaac Melo): "Triste, muito triste o que estão fazendo com a minha cidade de Tarauacá. Empresários inescrupulosos, diante da ineficiência de gestores municipais incompetentes, destroem nossos últimos monumentos históricos. Olha aí a antiga Central Elétrica de Tarauacá virando escombros. Era talvez um dos prédios mais antigos de Tarauacá. E ninguém faz nada. Assiste a tudo impassível. Eu não me conformo.” .

Outras pessoas postaram, acompanhando a tristeza de se ver nosso patrimônio histórico ser destruído literalmente. Veja: 

Deise Figueiredo: “Elaborei há dez anos passados um projeto de criação de um museu histórico e geográfico em Tarauacá usando esse prédio q ora é demolido. Me disseram que ele pertencia a Eletroacre e que o projeto era inviável. Lamentável ver as estruturas que poderiam servir para guardar nossa história para que as futuras gerações pudessem ter acesso acabar dessa forma. Não sei o q farão ali... Deixo o meu protesto.”

Mirabor Leite (Vereador):  "Triste... muito triste, ver a historia de Tarauacá sendo demolida pela ânsia do materialismo.... Essa foi a "primeira usina de luz de Tarauacá"

Margarete Edul Prado Lopes: Está me doendo só de ler e ver a foto... Porque isso gente?

Luisa Karberg: "Inacreditável a mentalidade política, histórica e cultural da cidade de Tarauacá. Sinto-me constrangida com essa violência e demolição de pontos históricos. É urgente fazer um 'tombamento' dos antigos prédios de Tarauacá. O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público, nos níveis federal, estadual ou municipal.O objetivo é preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo a destruição e/ou descaracterização de tais bens. Tarauacaenses, reajam a esse ato insano. SOS!!!"

Arno: O homem não é um ser abstrato, errante no espaço. Pertence a um lugar e estabelece relações entre as coisas, lugares e pessoas. Assim nós o fizemos com os que vieram antes de nós e, aqui na nossa região ergueram suas casas e igrejas, traçaram praças e cultivaram hortas, campos e jardins, fabricaram equipamentos e objetos necessários para sua vida cotidiana. Os índios e padres jesuítas fabricaram instrumentos musicais. Tocaram, cantaram, dançaram, esculpiram, desenharam e pintaram. Fizeram arte como poucos povos de sua época. O produto desse trabalho é a nossa história.
Para  modificar a natureza, os homens criam objetos e instrumentos de trabalho segundo condições e necessidades próprias. Inúmeros traços materiais da passagem dos que nos antecederam devem ser salvaguardados, possibilitando a reconstituição de um mundo no qual podemos nos reconhecer.  
Patrimônio Histórico: caso de vida ou morte. O patrimônio Histórico, segundo o decreto nº. 25 de 30/11/1937, é: “o conjunto de bens móveis ou imóveis existente no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por se acharem vinculados a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.” E ainda os monumentos, sítios e paisagens que importe conservar e proteger. 
... Vou continuar tentando preservar. Cabe a cada comunidade preservar e decidir sobre o reaproveitamento dos testemunhos de sua história, garantindo assim sua própria humanização e qualidade de vida. Seja em Tarauacá ou não.
Um povo pode crescer e evoluir, sem destruir. E a vida desta gente pode ser lida nas ruas de sua cidade, pois em cada pedra e em cada construção está a marca de sua história. Quem não preserva sua história, não preserva seu passado.
Por: Copyright© 2015 @Kbym

Nenhum comentário: