terça-feira, 24 de março de 2015

OPS!!! SAI JACARÉ...QUERO ÁGUA!!!

NO RIO, MORADORES ENFRENTAM
ATÉ JACARÉS PARA CONSEGUIR ÁGUA

Risco. Comerciante Gilson Machado mostra canos ao lado do canal cheio de jacarés 

Além da sensação térmica de 42°C, moradores da comunidade do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio, sofrem com a falta d'água e precisam recorrer a uma bica em canal cheio de jacarés.
A cena é dramática: canos emaranhados nas margens do Canal das Tachas levam água em determinados horários, geralmente na madrugada, e moradores formam uma enorme fila para encher baldes e garrafas PET. Enquanto isso, dezenas de jacarés acompanham a situação - a comunidade é bem próxima do Parque Natural Municipal Chico Mendes, que abriga várias espécies.
A fisioterapeuta Valéria de Mattos, de 39 anos, mora em frente ao canal. Ela conta que está sem água no apartamento há mais de um mês.
— Quando chega água, é uma guerra. O medo é constante, porque os jacarés pulam em cima dos canos.Tem gente abrindo poço e vendendo, mas a água é cara e vem com cheiro ruim, só dá para usar no banheiro mesmo. A água da bica é limpa e de graça.
Em uma madrugada, Valéria conseguiu encher na madrugada de ontem 16 garrafas PET e 3 baldes que guardava na cozinha.Pela manhã, os canos já estavam secos. Coordenadora da ala da comunidade da escola da samba Mangueira, a fisioterapeuta pensa em alugar uma casa no morro da zona norte, até que a situação melhore na zona oeste.
— Aqui, isso é ouro. É uma luta por causa de um balde. Lá pelo menos tem água.
Com vazão de 4 mil litros por segundo, a adutora Urucuia-Barra tem cerca de 15 km de extensão e diâmetro de até um metro e meio. "Para realizar o serviço, o sistema será temporariamente interrompido, o que reduzirá as pressões na rede, podendo gerar flutuação no abastecimento da região", informou a Cedae.
Por: http://noticias.r7.com/

Nenhum comentário: