quinta-feira, 26 de junho de 2014

O JOVEM HOJE...

O JOVEM E O TRABALHO
A adolescência é um período da vida humana marcado por um status ambíguo entre a infância e a idade adulta. O adolescente vive o não-mais em relação à criança que foi, e o ainda não em relação ao adulto que será. Este é, porém, um período crucial do desenvolvimento do ser humano. É na adolescência que a pessoa é levada a defrontar-se com questões fundamentais como: plasmar sua identidade pessoal e social e forjar seu projeto de vida. 
Este é um processo em que o jovem se procura e se experimenta, se confunde e, algumas vezes, se perde. É um momento difícil. Entretanto, com ajuda da família, da escola e de outros suportes disponíveis na comunidade, os adolescentes conseguem superá-lo com maior ou menor dificuldade. 
Que dizer, todavia, dos jovens das camadas populares ante a esse desafio? Aqueles para quem escola é apenas uma lembrança ou – pela sua má qualidade – uma presença enfraquecida, incapaz de responder às suas verdadeiras necessidades e expectativas. Aqueles para quem a família já não é uma fonte de ajuda, mas, pelo contrário, um peso com o qual ele passa a ter a responsabilidade de arcar. 
Como se dá a construção da identidade e a socialização desses jovens? À vulnerabilidade, resultante do abandono da escola ou de uma considerável defasagem idade/série, soma-se a fragilidade da família, a requerer seu ingresso precoce e despreparado – tanto em termos de escolarização, como de capacitação – num mundo do trabalho cada vez mais complexo, exigente e competitivo.
É claro que, nestas condições, o mais comum é que o trabalho encontrado seja bastante precário. O que sobra para esses adolescentes é o exercício de funções desqualificadas no mercado formal ou – o que é mais comum – o trabalho informal, sub-remunerado, abusivo e explorador. 
Por: I.D.M 2014

Nenhum comentário: