segunda-feira, 14 de abril de 2014

LIXO E SUAS DOÊNÇAS:

O LIXO

É UM DOS MAIORES PROBLEMAS DA SOCIEDADE MODERNA
 
O Lixo Causa Doença, é responsável por uma série de problemas a humanidade, pois agride violentamente o planeta em que vivemos causando a Poluição da Água, a degradação dos mananciais e do solo, enfim, o lixo é prejudicial ao Meio Ambiente sendo responsável pela morte de espécies da flora e da fauna. 

Mas o lixo também causa problemas diretamente ao ser humano, pois o Lixo Urbano causa doenças sérias na população. O lixo oferece água, abrigo e principalmente alimento para o desenvolvimento de varias formas de vida, especialmente de insetos, e animais consideradas pragas urbanas, como ratos, pombos, baratas, moscas e cães, que são transmissão de doenças e de agentes que podem causar infecções como vermes, vírus, bactérias e fungos. São muitas as doenças relacionadas ao acumulo de lixo e a sua falta de tratamento, entre elas as principais são a febre tifóide, peste bubônica, tifo, leptospirose, além de alergias, infecções intestinais e outras doenças. 

A proliferação de insetos no lixo é um grave problema de saúde pública, e a melhor solução para esse grave problema ainda é o tratamento do lixo e Coleta do Lixo e os aterros sanitários, além da conscientização da população a respeito da importância de diminuir a produção de lixo. Podemos fazer muito por esta causa, através de atitudes simples do nosso cotidiano, trocando mercadorias descartáveis por reutilizáveis ou recicláveis, abdicando de sacolas plásticas e sacos de lixo e optando por sacolas de feira, tão mais bonitas e menos prejudiciais, e acima de tudo Reciclando o Lixo seco do Lixo Orgânico. 

O lixo orgânico pode ser reaproveitado em compoteiras para depois se transformar em adubo orgânico a ser utilizado nas plantas e plantações. Especialmente esse tipo de lixo é responsável pela criação de colônias de insetos causadores de doenças, por isso se na sua cidade não existe coleta seletiva de lixo, uma saída alternativa é enterrar o lixo orgânico, pois ele é rapidamente decomposto e absorvido novamente pela natureza, pois é dado que “na natureza nada se perde, tudo se transforma.” 

Animais e pessoas freqüentam os lixões nas grandes cidades e acabam sendo contaminadas por agentes causadores de doenças e também acabam funcionando como transportadores desses micróbios patogênicos para suas casas, e para o contato com todos aqueles com quem se relacionam de alguma maneira, inclusive os cães e as crianças são as mais atingidas com as doenças causadas pelo lixo não tratado. 

Enfim o lixo descoberto e não tratado, e jogado em lugares públicos sem nenhuma precaução é sinônimo de Poluição e doenças , além do que a sujeira espalhada nas cidades da um aspecto feio, entope bueiros, aumentando a incidência de enchentes o que também é prejudicial a saúde publica. Para evitarmos os problemas de Doenças Causadas Pelo Lixo, é importante a participação de toda a sociedade que precisa fazer a sua parte e exigir dos governos que ele faça a sua parte e propicie a população Coleta.

@Kbym 2014

Nenhum comentário: