sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

CUIDADO COM A DEPRESSÃO...


MUITA GENTE SOFRE DESSE MAL EM TARAUACÁ

Sintomas de Depressão...Cuidado...


DESABAFE – Compartilhar aflições com pessoas de confiança é importante para afugentar a depressão, pois quando fala a pessoa também ouve a si mesma, segundo Andrea, da ABP. “Cada vez que tocamos no mesmo assunto, passamos a vê-lo de uma forma diferente. Em um desabafo, analisamos a própria vida e podemos encontrar novos caminhos e soluções”, diz. Mas evite só reclamar, contar tudo de maneira negativa, como se fosse a única vítima do mundo.
NÃO SE CULPE – A autocrítica em exagero, característica comum entre os perfeccionistas, pode levar a frustrações. “Geralmente as pessoas que exigem muito de si mesmas se colocam metas quase impossíveis de cumprir. O resultado é a frustração”, explica Luiz Gonzaga Leite. “E quem já tem uma predisposição para depressão vai estar se autossabotando”, completa. Por isso, a pessoa deve reconhecer que é capaz, mas que não pode controlar tudo e todos.
NÃO SE ISOLE – Pessoas com tendência depressiva vivem um paradoxo, de acordo com Andrea, da ABP. Sentem-se sozinhas, mas também têm vontade de se isolar. E, se isolando, o sentimento de solidão aumenta e potencializa a depressão. Segundo a médica, a interação social ajuda a se distrair dos problemas. “Quando uma pessoa está deprimida, ou mesmo sofre de depressão, tende a ser rude com os outros e depois sente-se chateado. E o papel do outro é tentar compreender.”
DURMA BEM – Dormir é uma necessidade fisiológica. Logo, dormir com qualidade é importante para o funcionamento do cérebro. “Para o sono ter qualidade ele precisa durar entre 7 e 8 horas e ser à noite. O sono é diferente nos períodos do dia”, explica psiquiatra Ricardo Moreno. E mais: “A semana tem sete dias, então o sono precisa seguir as características de qualidade pelo menos por seis dias”, completa. Portanto, durma bem, mesmo que precise alterar seu estilo de vida.
COMA BEM – Alguns alimentos podem potencializar o bem-estar, como os carboidratos, que geram serotonina, e as fontes de zinco , como as castanhas. A chave para aliar os alimentos à prevenção ou ao tratamento para a depressão é uma dieta equilibrada, assegura a diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, Maria do Rosário. “O grupo alimentar precisa ser completo: vegetais, legumes, proteínas, vitaminas, minerais e gorduras do bem, como a do Ômega 3. Tudo bem variado”, diz.
EXERCITE-SE – “Praticando, por exemplo, caminhada três vezes por semana, você se sentirá mais saudável e de bom humor, menos estressado”, garante Gonzaga Leite. Já Moreno acredita que o exercício não é uma solução mágica, nem mesmo tem ação comprovada contra a depressão. “É provado apenas que o exercício físico dá a sensação de bem-estar e felicidade. Mas é fugaz, não dura o tempo todo, portanto não é um efeito antidepressivo, mas atua na qualidade de vida”, opina.
AJUDE O PRÓXIMO – “Fazer o bem ao outro integra corpo e mente”, garante o psicobiólogo Ricardo Monezi, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O resultado é um bom humor turbinado porque o organismo libera substâncias relacionadas ao prazer, como a serotonina, endorfina e dopamina. “Fazer o bem ajuda a pessoa a gerenciar melhor a própria depressão, pois ela se coloca na posição do outro que também tem problemas” , explica. Quando estiver deprimido, faça caridade.
CONCLUA AS TAREFAS – Pessoas em crise de depressão tendem a ser apáticas e, geralmente, sentem-se desestimuladas, inclusive para cumprir as tarefas domésticas mais simples do dia a dia, como lavar louça, estudar, levar os filhos ao colégio e até caprichar na higiene pessoal. “Nesses momentos, é importante não se deixar levar pelo desânimo. Insistir em cumprir as metas mais simples que estão dentro da rotina faz parte do processo de cura”, afirma Gonzaga Leite.
ACEITE ENVELHECER – Envelhecer é um medo cada vez mais comum. De acordo com Gonzaga Leite, muita gente se deprime ao pensar na desvantagem profissional e pessoal advinda com o passar dos anos “Primeiramente não podemos idealizar que vamos permanecer eternamente jovens. A regra é aceitar que envelhecer é inevitável para todos e não ver isso como um problema. Aceitando é possível se adaptar à nova fase de vida e perceber as vantagens dela”, aconselha o médico.
EVITE ÁLCOOL E DROGAS – “Evite usar, sobretudo em excesso, substâncias que tenham ação no cérebro”, afirma Moreno. E isso inclui, segundo o médico, cafeína, nicotina, estimulantes, moderadores de apetite, drogas (como cocaína e maconha, entre outras) e, sobretudo, a bebida alcoólica. “O álcool é uma substância bifásica: primeiro ele proporciona uma sensação de euforia, depois de melancolia, tristeza. Quem exagera ou é dependente tem mais riscos “, alerta Moreno.
Marcela Rodrigues Silva – 

Agência Estado: http://www.ronaud.com
Sintomas de Depressão
1. Organismo desregulado
A depressão pode causar aumento ou perda do apetite, bem como prisão de ventre. Pode haver dores de cabeça, nas costas ou no estômago, sem causa aparente e que não passam com o uso de remédios. Suor em excesso, palpitações e tremor são outros sintomas comuns.

2. Pensamentos ruins 
O deprimido pode ter ideias pessimistas e insistentes. A pessoa sabe que elas não fazem sentido, mas não consegue se livrar delas.

3. Falta de desejo sexual
Diminui a vontade de fazer sexo. Há desinteresse por coisas que antes eram agradáveis, como sair com amigos, ler livros, ver televisão.

4. Manias estranhas 
Você confere portas e janelas ou acha que pode fazer mal a si mesmo ou a alguém? Essas atitudes também podem indicar TOC, o transtorno obsessivo-compulsivo.

5. Falta de concentração 
O paciente não consegue se fixar numa leitura ou guardar na memória o que leu. Em pessoas mais velhas, a falta de memória pode ser o sintoma mais forte. A insônia também é comum entre os deprimidos.

6. Beleza escondida
Pele envelhecida, boca amarga, olheiras, unhas quebradiças, cabelos fracos e sem brilho... Tudo isso leva embora toda a beleza de uma pessoa com depressão.

7. Sentimentos adormecidos
A doença dá a impressão de que o paciente está dopado, incapaz de ter sensações e sentimentos, sejam eles positivos ou negativos.

8. Volta ao passado
Atitudes de anos atrás voltam, trazendo culpa e arrependimento. Problemas que antes eram resolvidos com facilidade se tornam tarefas pesadas e difíceis.

9. Tristeza em dias nublados
Há pacientes que pioram quando o tempo está frio e chuvoso. Esses casos são chamados de depressão sazonal, explica Pitliuk. 

#@Kbym 2012

Nenhum comentário: