quarta-feira, 24 de outubro de 2012

FATALIDADES OU ACIDENTES???

POR QUE TANTOS ACIDENTES COM MORTES EM TARAUACÁ???

FATALIDADES, TRAGÉDIAS, DESCUIDO, INSEGURANÇA...


Tantos acidentes, fatalidades e mortes em nossa cidade de Tarauacá. Ontem, mais um acidente grave e com mortes. Por que esses acidentes acontecem com tanta frequência? Esses trabalhadores usavam os itens de segurança tipo: Capacete, Bota de segurançaUniforme Completo, Protetor Auricular

Lembram do acidente da ponte que esmagou o trabalhador? Daquela mulher que foi atropelada na esquina do Instituto São José? Do menino aqui da Praia que a roda do caminhão passou por cima dele? São muitas coincidências...Alguma coisa estar errada, e precisamos nos educar no trânsito. As pessoas não sabem andar pelas ruas, crianças brincam a todo instante em lugares inadequados, pouca sinalização e por aí vai...Muitos são os problemas que necessitam serem interpretados.

Conheço motorista em Tarauacá que dirigem caminhões e nem carteira têm.  A direção defensiva ainda é a melhor maneira de se evitar acidentes. O Condutor defensivo é aquele que adota um procedimento preventivo no trânsito, sempre com cautela e civilidade. O motorista defensivo não dirige apenas, pois está sempre pensando em segurança, pensando sempre em prevenir acidentes. independente dos fatores externos e das condições adversas que possam estar presentes. 


ATOS INSEGUROS: são fatores importantes que colaboram para a ocorrência de acidentes do trabalho e que são definidos como causas de acidentes que residem exclusivamente no fator humano, isto é, aqueles que decorrem da execução das tarefas de forma contrária às normas de segurança, ou seja, a violação de um procedimento aceito como seguro, que pode levar a ocorrência de um acidente. 
        
EXEMPLOS:   
     ü Agir sem permissão;   
     ü Dirigir perigosamente;       
     ü Deixar de chamar a atenção;   
     ü Não usar EPI;   
     ü Brincar em local de trabalho;   
     ü Usar bebidas ou drogas;  
     ü Inutilizar dispositivo de segurança;   
     ü Não cumprir as normas de segurança etc...       
É falsa a idéia de que não se pode predizer nem controlar o comportamento humano. Na verdade, é possível analisar os fatores relacionados com a ocorrência destes e controlá-los. Seguem-se, para orientação, alguns exemplos que podem levar os trabalhadores a negligenciar as normas de segurança:     
CONDIÇÕES INSEGURAS: São consideradas falhas técnicas, que presentes no ambiente de trabalho, comprometem a segurança dos trabalhadores e a própria segurança das instalações e dos equipamentos:   
EXEMPLOS:   
     ü Falta de dispositivos de proteção ou inadequados;   
     ü Iluminação inadequada;   
     ü Ordem e limpeza deficientes;   
     ü Ventilação inadequada etc...   
     ü Excesso de ruído;   
ORDEM E LIMPEZA:   
É sabido que no ambiente de trabalho muitos fatores de ordem física exercem influências de ordem psicológica sobre as pessoas, interferindo de maneira positiva ou negativa no comportamento humano conforme as condições em que se apresentam. Neste contexto, a ordem e a limpeza constituem um fator de influência positiva no comportamento do trabalhador.  
EXEMPLOS DE FATORES DE ORDEM FÍSICA:   
     ü Cor;   
     ü Temperatura;   
     ü Luminosidade;   
     ü Ruído; etc...   
As pessoas que trabalham num ambiente desorganizado sentem uma sensação de mal-estar que poderá tornar-se um agravante de um estado emocional já perturbado por outros problemas. Esse estado psicológico poderá afetar o relacionamentos dos trabalhadores e expô-los ao risco de acidentes, além de prejudicar a produção da empresa.  
EXEMPLIFICANDO, AMBIENTE DESORGANIZADOS, TEMOS:  
        
     ü Passagens obstruídas com tábuas, caixotes, produtos acabados etc...  
  ü Obstáculos que impedem o trânsito normal das pessoas entre máquinas ou corredores;   
     ü Obstáculos onde se pode facilmente tropeçar ou escorregar;   
     ü Chão sujo de graxa, combustíveis ou substâncias químicas.

Não esqueça:
"Acidente evitável" é aquele em que você deixou de fazer tudo o que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo". 


Por: Intel Net 2012

Nenhum comentário: