quinta-feira, 21 de junho de 2012

CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS NO BLOG:

OS DONOS DOS BLOGS SERÃO RESPONSÁVEIS PELOS COMENTÁRIO

"ANÔNIMOS"


Este artifício da informação nos levanta uma questão bastante relevante, sobre a ética e a responsabilidade em propagar uma notícia. O que se observa é um interesse crescente de pessoas, em entrar no campo mediático através de blog jornalísticos e fazer dele um diário particular, subestimando a capacidade de fazer, manipular e até conscientizar através da notícia.

O que poderia ser usado como uma ferramenta do jornalismo, dentro do campo mediático, proporcionando uma abertura para debate e entretenimento entre jornalistas e leitores. Hoje os ´´ blogueiros `` de plantão assumiram esse papel, sem nenhuma conscientização da responsabilidade em propagar uma notícia, concordo que todos deveria ter espaços abertos para discussão e reflexão, o que fica a Insatisfação e Revolta e ver que os blog que se dizem ´´jornalísticos`` publicarem notícia sem nenhuma apuração real dos fatos, falta a responsabilidade exercida por um profissional capacitado.

Basta visitar uns dos muitos blog jornalísticos por aí, e ver que no meio de informações importantes, que muitas vezes são copiados de jornais e outros meios de comunicação, estão inseridos opiniões, juízo de valor e até percepção próprias sobre fatos e acontecimentos, isso só colabora para a distorção da notícia. O que de fato deveria ser um campo de interação com a participação do público, essa ausência de valores só acaba influenciando para um jornalismo mal produzido.

E esse papel é assumido cada vez mais por blogueiros sem nenhuma conscientizarão política. Existem bons blog e até excelentes, elaborados por bons profissionais, não só jornalistas, mas pessoas conscientes do real papel que estão exercendo. Mas ´´notícia`` é coisa séria, tem que ser elaborada com um alto grau de veracidade e comprometimento ético e social, principalmente nas informações de interesses públicos. Tem que ser levado em consideração, qual o público a ser atingido, quem são as pessoas envolvidas, qual vai ser a conscientização a ser passada dentro da sociedade. Na questão do blog jornalístico, deveria ser usado como um ferramenta do jornalismo digital , onde propicia a participação do público, e não distorcer e por fim, ridicularizar esse forma de comunicação.

Não se tem aqui a pretensão em restringir a elaboração da notícia apenas aos ´´jornalistas``, mas enfatizar a conscientização e responsabilidade que deve ser assumida na elaboração dessa notícia.

Nenhum comentário: