quarta-feira, 16 de maio de 2012

O COMBATE A CRIMINALIDADE:



FORMAS DE COMBATER A CRIMINALIDADE

O QUE PODEMOS FAZER...




É bem verdade que depois das portarias expedidas pela juíza da comarca de Tarauacá, diminuiu o alto número de crianças e adolescentes nas ruas em certo horários. Já não vimos mais o que víamos há poucos dias atrás no Bairro da Praia. Não sei até quando, mas as "crianças" estão dormindo mais cedo e ficando nas ruas menos tempo. Realizamos uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Tarauacá, mas até agora nada!!! O secretário de Justiça do acre que não sei o nome, nos falou que iríamos fazer um treinamento em Rio Branco, e para "Nossa Alegria"...Até agora nada. Fomos selecionados como representantes da população de Tarauacá, mas pelo que me parece nada irá acontecer.

A violência em Tarauacá não é tão somente um problema de segurança pública, da polícia, da justiça, ou da ausência de ações políticas dos nossos governantes como afirmam alguns. A sociedade tem sua parcela de responsabilidade. É uma situação ampla e complexa, que precisa ser discutida com participação de todos segmentos sociais. 

A violência resulta da desintegração da sociedade que, por sua vez, ocorre porque não existe respeito humano. O combate à violência é muitas vezes ineficiente por causa do método utilizado. Normalmente usa-se a própria violência para combatê-la. Será que 'prender' resolve???

A criminalidade é um fenômeno complexo, que reflete fatores como impunidade, desigualdade, desestruturação familiar e o tráfico de drogas. É como um ataque cardíaco que sucede anos de hipertensão, colesterol alto e estresse. A dificuldade encontrada para se derrubar a violência está justamente em traçar políticas que lidem com vários desses fatores ao mesmo tempo. Segundo especialistas, as estratégias de concentração dos esforços policiais, participação da comunidade nas decisões sobre segurança e de investimentos em investigação estão entre as mais bem-sucedidas para conter o crime.  

                                   COMBATE À VIOLÊNCIA, UM DEVER DE TODOS. 

No combate à violência é necessário que o Estado produza ações geradoras de ocorrências que indiquem, claramente, uma tomada de posição consistente para o enfrentamento da violência.


Por:Blog do Kbym 2012

Nenhum comentário: