quinta-feira, 31 de maio de 2012

CONTINUANDO A MATÉRIA:

A "VELHA E CANSADA POLÍTICA DE TARAUACÁ



A corrupção solta, os favores políticos e demais casos que somente nos envergonham de, uma maneira ou de outra, fazer parte das coisas e fatos que vemos. Nunca compartilhando é claro. Assim, o que seria um lugar de diálogo passa a ser de posse, de quem foi eleito “democraticamente”, num sistema que tem vícios previsíveis. Neste sentido, basta ouvir do “homem-da-política” a frase que não sofrerá punição, pois está rigorosamente dentro da lei. O que, de fato, é verdade.

Neste sistema, usar bens públicos, contratar assessores particulares nas suas cidades onde tem base eleitoral, pagar favores, etc. se transformam em algo natural, em um mundo no qual existem os que elegem e os eleitos. Há uma verdade que se fazem sólida que a própria comunidade convive e aceita, pois as hierarquias definem seu lugar no espaço público – é mesmo paradoxal. Aqueles atrelados às representações tudo podem, os representados apenas a condição de pagar impostos, manter o erário. Uma realidade clara e transparente no mundo moderno, cuja educação, muitas vezes, tende para manter as lógicas visíveis, distanciando daquilo que teima a se evidenciar na penumbra.

No final, a política se transforma num lugar de profissionais, que usam os meios de comunicação, máquinas públicas e discursos “verdadeiros”, naturalizados para manter o tradicional, que perpassa o coronelismo e logo chega ao moderno, sem desviar das condições de representação – de maneira peculiar -, de fato. O mundo político se volta para si mesmo, sendo que até mesmo as intrigas significam a busca permanente de poder, trocando apenas a ordem dos personagens. Mas é bem verdade, que mesmo os atores sociais, nesta questão não tem sofrido mudanças. Talvez em essência falte comunicação, cujas informações dependem de negociações que vão além das aparências. Por tudo isso, a população deve sempre acreditar que dias melhores virão. Sempre.

Por:Blog do Kbym 2012

Nenhum comentário: