quarta-feira, 21 de março de 2012

CERCA DE 50% DOS HOMENS TÊM DST'S

PESQUISA COMPROVA ESTATÍSTICAS:
50% DOS HOMENS TÊM ALGUM TIPO DE DST's

Cerca de 50% dos homens que participaram de um estudo populacional estavam infectados com o papilomavírus humano (HPV, na sigla em inglês). O trabalho, publicado na revista científica The Lancet, analisou voluntários saudáveis de três países: Brasil, México e Estados Unidos.
O resultado surpreendeu os especialistas, pois revelou uma prevalência muito maior que a encontrada em estudos semelhantes com mulheres, quando o porcentual de infecção pelo vírus não ultrapassa 20%.
Nos homens e nas mulheres, o HPV pode causar câncer, embora, nas mulheres, a evolução para displasias - quadro prévio ao tumor - seja mais comum (leia nesta página). O contágio ocorre principalmente por via sexual, mas, ao contrário do HIV, o uso de preservativo não é tão eficaz.
O estudo analisou 1.159 homens com idades entre 18 e 70 anos. Todos estavam saudáveis ao ingressar no estudo, diz Luisa Villa, coautora do artigo e pesquisadora do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer e coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do HPV (INCT-HPV), na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Os voluntários não podiam relatar histórico de câncer no ânus ou no pênis, bem como a presença de verrugas genitais. Também não podiam apresentar infecção pelo HIV. Todos residiam na cidade de São Paulo, no sul da Flórida ou em Cuernavaca, no México. "A maioria das pessoas pensa que HPV é um vírus associado predominantemente às mulheres: esse estudo revela que os homens são os principais infectados", afirma José Eduardo Levi, do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, na USP. Levi não participou do estudo, mas há vários anos pesquisa testes moleculares para HPV.
Variedade. Há vários tipos de HPV. Nem todos estão associados ao câncer. A pesquisa mostrou também que 30% dos homens estudados estavam infectados com tipos do vírus ligados ao surgimento de câncer.
"Descobrimos uma forte correlação entre a incidência da doença e o número de parceiros", recorda Luisa. Homens que tiveram mais de 50 parceiras apresentaram uma chance 2,4 vezes maior de contrair a doença quando comparados a homens com uma ou nenhuma parceira sexual. Homens que realizaram sexo anal com outros homens mais de três vezes também apresentaram uma incidência da doença 2,6 vezes maior quando comparados a homens sem parceiros recentes.
PARA LEMBRAR:

DST afetava 40% das gestantes:

Uma pesquisa feita em seis capitais brasileiras, divulgada em setembro de 2008, mostrou que pelo menos 40% das gestantes desses locais apresentavam algum tipo de doença sexualmente transmissível (DST). 
Entre as gestantes ouvidas pelo levantamento, coordenado pelo Programa Nacional de DST-Aids do Ministério da Saúde, 75% tinham entre 15 e 24 anos.


Do total analisado, 40,4% tinham HPV e 9,4%, clamídia. O número de sífilis entre as gestantes, de 2,6%, foi considerado alto pelo ministério. A Organização Mundial da Saúde define o índice de 1% como preocupante. A sífilis pode ser tratada durante a gravidez. Quando isso não ocorre, há risco de o bebê nascer com sífilis congênita.
O estudo avaliou gestantes atendidas em serviços de saúde, trabalhadores de indústrias com até 99 funcionários e pessoas que procuravam centros especializados em doenças sexualmente transmissíveis. Além de verificar a incidência de DSTs, o trabalho procurou avaliar situações que podem indicar maior ou menor risco para se infectar. 
Teste de urina para descobrir se tem DST

Futuramente, para fazer teste de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), você precisará de um chip de computador do tamanho de um USB, urina e um smartphone.

Você colocará a urina neste chip (similar a um teste de gravidez), e então deverá plugá-lo no celular ou computador para receber o diagnóstico em minutos – se está contaminado e o que tem.
Finalmente você poderá lidar com a vergonha de um diagnóstico na privacidade do seu banheiro. Os planos inovadores pretendem diminuir o crescente número de diagnóstico de herpes, clamídia e gonorreia entre os jovens do Reino Unido.

Os leitores de urina para autoteste por enquanto estão sendo avaliados, e milhões de dólares foram investidos nesses dispositivos portáteis.
O número de infectados tem aumentado na última década e ano passado bateu o recorde, atingindo 482.696 pessoas. Dois terços das mulheres com uma nova DST tinham menos de 25 anos, assim como mais da metade dos homens.

Especialistas acreditam que a maioria tem vergonha de procurar um médico se notar algum problema e acaba passando a infecção adiante.
Eles esperam que esses chips possam ser vendidos por pouco mais de um dólar, em máquinas de venda automática em clubes noturnos, farmácias e supermercados. Basicamente, qualquer lugar onde você poderia ter comprado uma camisinha.

Por:Blog do Kbym 2012


Nenhum comentário: