sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

UM TARAUACAENSE DE CORAÇÃO:

SOMOS MAIS DO QUE VENCEDORES ... – Romanos 8:37

-FRANCISCO SERGIO TOMAZ- 80 ANOS EM TARAUACÁ



-Há mais de 80 anos construiu a primeira casa de alumínio em Tarauacá.

-Pai de 04 filhos vencedores...

-Casado com Helena Mendonça Tomaz

Uma das muitas histórias que seu Chico Sergio me conta é que uma vez estava saindo para trabalhar, e seu filho começou a chorar, pois não queria ir à escola. Seu chico, calmo e tranquilo, falou: -Voce não não quer ir à escola? O menino respondeu: - Não, quero ir mais o senhor. Seu Chico, então falou: Guarde sua coisas e vamos trabalhar...Esse menino se transformou em um dos maiores empresários do Acre.Seu Chico e suas histórias.

Já cantava Gonçalves Dias, no belíssimo poema "Tamôios":

Não chores meu filho, não chores,
Que a vida é luta renhida, viver é lutar
A vida é combate
Que os fracos abate
‘que os fortes e os bravos
só pode exaltar"...

Verdadeiramente esta vida é uma luta. Luta-se para ganhar o pão de cada dia. Luta-se para adquirir conhecimentos.

"Luta-se pela conquista de um ideal alevantado.

Luta-se para se conservar uma moral pura e sadia.

Luta-se para galgar as culminâncias espirituais.

E em tôda a luta há vencidos e vencedores"

Na complexidade da existência, no combate sem tréguas contra as modalidades da vida, há os que ficam á margem e os conquistam as palmas da vitória.

Há os derrotados financeiros; os vencidos pelas doenças, os abatidos pelos sofrimentos; o grande escritor Camilo Castelo Branco não resistindo os vendavais das amarguras que lhe sobrevieram, suicidou-se.

Há os aprisionados pelo vícios. Ao lançarmos os olhos no panorama social onde se desenrola a luta da existência, ficamos extasiados diante dos inúmeros derrotados. Há muitas ideologias pessimistas que já decretaram a falência da personalidade humana. Mas eu creio que o homem pode vencer. O nosso Creador dotou-nos de capacidades físicas, morais e espirituais que podem levar-nos á vitória.

Estamos diante de um texto em que o autor se considera juntamente com muitos irmãos da Igreja florescente um vencedor da vida.

"Somos mais do que vencedores"...

-- Mas como Paulo era um vencedor si sofreu tantas perseguições pela sociedade do seu tempo?

-- Certa vez um homem passou pelo anfiteatro em Roma e se lembrou das palavras do nosso texto, e disse para consigo mesmo: como São Paulo era vitorioso si o seu corpo era pó perto das Três Fontes? Sim, éra vencedor porque soube encarar triunfantemente os problemas da vida, morrera testemunhado a fé em Jesús, e a obra evangélica que realizou permaneceu desafiando os séculos. Era um vencedor.

Um papa disse a um peregrino que fôra á Roma em busca de relíquias sagradas: "Leva o pó do Coliseu porque ele simboliza sangue e o sangue dos mártires é o seu cântico de vitória.

Vamos primeiramente analizar em poucas palavras a sua "Vida Vitoriosa".

VITÓRIAS TEMPORAIS

Paulo soube transpor as dificuldades temporais.

Para termos uma ideia clara dos sofrimentos que assaltaram a vida prodigiosa do Apóstolo dos gentios, basta que leiamos a última parte do cap. 11 de II Coríntios onde êle canta cheio de fé o martírio de sua vida.

Desafio o mais intrépido leitor, si já tem passado pela metade dos sofrimentos de Paulo. Três vezes teve seu corpo estraçalhado pelas varadas, e uma vez pelas pedradas dos inimigos. Sofrera três terríveis naufrágios. Em viagens muitas vezes, em perigos de rios , de salteadores, em perigos dos de minha nação e dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, e entre falsos irmãos. Em trabalhos e fadigas em vigílias muitas vezes, com fome e sêde, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez.

Quando êle estava passando por todas essas peripécias que são suficientes para abater o mais forte mortal, exclama cheio de regosijo espiritual: "Quando estou fraco, então sou forte. – Tudo posso naquele que me fortalece".

Era um vencedor das dificuldades temporais porque tinha a alma aberta para receber a interferência Divina promanada do infinito e que o impulsionava ás mais explêndidas vitórias temporais.

VITÓRIAS MORAIS

E’ necessário um maior esforço para ser um triunfante das lutas morais.

A princípio parece que S. Paulo era um fracassado moralmente. "Porque o bem que eu quero eu não faço, o mal que eu não quero é justamente o que eu faço".

Quando as forças tenebrosas do mal se levantavam para sufocar a semente da verdade que brotára em sua alma, êle brada: Miserável homem que eu sou, quem me livrará do corpo desta morte? Rom. 7-24.

Travára nos recônditos mais íntimos da sua alma uma luta titânica entre o Evangelho de Cristo e as paixões turbulentas que assaltam o coração humano.

Quem sairia vencedor?

O velho Adão, ou Cristo o Redentor?

No cap. 8 de Rom. Escreve: "Graças dou a Deus por Jesús Cristo, o nosso senhor. Pois nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesús". Era um vencedor moralmente, gastou toda a vida de convertido prégando com autoridade contra os vícios e as imoralidades. Achava-se em uma elevação moral tão surpreendente que disse: "Não sou eu que vivo , é Cristo que vive em mim". Havia conquistado a mais gloriosa, a mais excelente vitória moral, o esmagamento de "EU" pecaminoso e egoístico.

Era um grande vencedor no terreno da moral.

VITÓRIAS ESPIRITUAIS

Paulo acima de tudo era um vencedor espiritual.

Achava-se nos cárceres frios de Roma, mas dizia: - O Evangelho não está preso – e escrevia cartas espirituais confortando os crentes. Era um vencedor espiritual porque soube conservar acesa em sua alma a chama da fé. Era um vencedor espiritual porque soube vencer a incredulidade dos homens. A sua palavra se revestia de tanta piedade, que, reforçada pelo espírito Santo servia para despertar as consciências adormecidas pelo pecado. Era um vencedor do espírito porque em sua alma veneranda de apóstolo encerrava um dinamismo espiritual que foi capaz de sacudir as colunatas dos impérios pagãos e atravessar as muralhas dos preconceitos e idolatrias.

Alcançára os píncaros mais elevados das regiões dos céus e podia com os olhos da fé descortinar os panoramas da vida espiritual, e assim tinha autoridade para dizer: "sêde meus imitadores como eu sou de Cristo."

No fim da vida êle termina seu hino de vitória com estas palavras: ... "Só me resta agora receber a corôa de glória que o justo juiz me dará naquele dia...". Era um vencedor...

Mas qual será o segredo desta vida vitoriosa? São João nos responde: "Esta é a vitoria que vence o mundo – A NOSSA FÉ. Não era um vencedor pelas próprias forças.

Dizem os psicólogos que a nossa vida é um conjunto de emoções e inergias que pode levar-nos á vitórias ou ao fracasso. Há certa verdade neste fato, mas o mal está em te colocar todas as possibilidades de triunfo ou derrota só no homem.

Paulo venceu na vida com o auxílio divino. Jesús prometeu auxiliar-nos quando disse: "Estarei convosco até a consumação dos séculos". E esta promessa tem sido comprida.

Mas não foi só Cristo que foi vitorioso pelo apóstolo, pois, isto seria anular a personalidade humana. A VIDA VITORIOSA é individual não só do homem e nem só de Cristo pelo homem, mas do homem pela fé em Cristo. "Somos mais do que vencedores, POR AQUELE que nos amou".

Portanto o segredo da vida vitoriosa está na fé, que constitue a alavanca poderosa para mover todas as dificuldades. Jesús já havia dito: Si tiverdes fé como um grão de mostarda direis a êste monte: - Monte, sái daqui e lança-te no mar, êle te obedecerá".

Paulo diz: - combatí o bom combate, acabei a carreira, e accrescenta: guardei a fé, porque aquí está o segredo da sua vitória, ter conservado a fé.

Mas o nosso texto diz que Paulo não era só um vencedor, mas sim, mais do que vencedor. Um crente que tem Cristo no seu coração é um vencedor, na vida espiritual, mas aquele que procura levar aos outros esta mesma graça, é mais do que vencedor.

Por:Blog do Kbym 2012

Nenhum comentário: