quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ERRO FATAL:

O QUE VOCE FARIA NESSA SITUAÇÃO?

TÉCNICA DE ENFERMAGEM APLICA LEITE NO LUGAR DE SORO

EM BEBE PREMATURO



A mãe do bebê que morreu sob suspeita de ter recebido leite na veia por engano contou, nesta quarta-feira (9), que a única foto que guardou de recordação do filho foi tirada quando ele já estava morto. Segundo a empregada doméstica Jovelita Oliveira de Abreu, de 32 anos, a direção do hospital permitia apenas que ela entrasse na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tirar o leite do bebê.

O bebê Kauê Abreu dos Santos, de 13 dias, que morreu segunda-feira (7) após receber 10 ml de leite via intravenosa, foi enterrado na manhã desta quarta-feira (9) no Cemitério de Perus, na capital paulista. Segundo amigos que participaram do funeral, os pais tiveram que tomar calmante porque estão em estado de choque.

A criança nasceu prematura e estava internada na UTI neonatal do Hospital Municipal Professor Mário Dégni, no Rio Pequeno, na Zona Oeste de São Paulo, recebendo soro com medicamentos para evitar infecções.

O bebê recebia medicamentos na veia e se alimentava, por meio de sonda, com o leite tirado da mãe. A sonda estava colocada no nariz do bebê para levar o leite direto para o estômago. Porém, segundo a família, uma auxiliar de enfermagem se confundiu e injetou 10 ml de leite na veia do recém-nascido.

Os pais passavam o dia todo com o bebê no hospital, mas no dia da morte tinham saído justamente quando tudo aconteceu. De acordo com mãe, Jovenita Oliveira de Abreu, de 32 anos, os funcionários demoraram a dizer o que havia acontecido. “Cheguei às 10h30 e fui saber a verdade mais ou menos 15h30. Houve um erro. A causa foi o leite que foi injetado na veia dele, não pela sonda”, disse a mãe.

Por: G1 2011

Nenhum comentário: