sexta-feira, 19 de agosto de 2011

QUE BOA IDEIA...VAMOS SEGUIR EH!!!

QUE BOM SERIA SE OS NOSSOS PARTIDOS INVESTISSEM NA 
FORMAÇÃO DE SEUS PRÉ CANDIDATOS A VEREADORES

AQUI EM TARAUACÁ...FALOU MAL JÁ TÁ PRONTO!!!
Como é comum em anos que antecedem as eleições, diversos partidos políticos programaram para 2011 cursos e seminários destinado a preparar os militantes e possíveis pré-candidatos a vereador e prefeito para o próximo ano, que será eleitoral. Os alunos vão aprender, entre outras coisas, como se elabora um projeto de lei e seus trâmites no Legislativo, além de ter aulas de gestão pública e legislação eleitoral. O objetivo é qualificar melhor os quadros políticos para disputar o próximo pleito.

Esse texto explica ainda que os pré-candidatos a prefeito aprenderão as funções de um chefe do Executivo, além de assistir a palestras com quadros do partido especialistas em educação, saúde, saneamento básico, cultura, educação, entre outros temas. Que bom seria se nossos partidos fizessem um pouquinho pelo seu pré candidato, seja ele para vereador ou prefeito.
Um outro ponto importante seria, com certeza, ensinar conteúdos que estão se globalizando cada vez mais como e isso seria possível nos seminários que seriam discutidos temas como desenvolvimento sustentável, agricultura familiar, controle das inundações e políticas de combate à pobreza entre outros.
Lição para virar prefeito ou vereador...
Cursos de formação política também são uma prática importantes.
No entanto como deve ser qualidades de um pré candidato a vereador? A pergunta seria: o que torna um cidadão um bom político ? Ou, elaborada de outra forma, como se define um "bom" político ?
Muitos diriam: ser ético, ser honesto. Mas, afinal, essas são características inerentes (diria obrigatórias) a qualquer bom cidadão. Mas não necessariamente um bom cidadão é um bom político.Para citar um exemplo, eu acredito que a gestão da coisa pública possui características, motivações e procedimentos diferentes da administração privada. Hoje em dia, muitas empresas estão investindo cada vez mais em sua imagem social, mas, para mim, isso é uma estratégia mercadológica e competitiva bastante saudável, mas que não deve ser confundida com o verdadeiro interesse público. 

Quero dizer com isso que um bom administrador privado não necessariamente será um bom administrador público (temos muitos exemplos disso) e nem um bom agente político (mais exemplos ainda). E ambos podem ser bons cidadãos.Na minha opinião, a principal característica que faz de um bom cidadão um bom político é sua capacidade de colocar o interesse público (não necessariamente o interesse de grupos) acima dos seus próprios interesses.Isso, entretanto, me parece bastante abstrato. Numa sociedade complexa, com tantas vozes, como se define o que é o interesse coletivo, o bem comum, o espaço público ? E como fazer isso sem esmagar ou suprimir o direito das diversas minorias ?

Por: Blog do Kbym 2011

Nenhum comentário: