terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

QUE VIOLÊNCIA É ESSA!!!

VIOLÊNCIA CRESCE EM TARAUACÁ

"TEMOS QUE NOS CONSCIENTIZARMOS SEMPRE"

 

Bairro da Praia ( Praia)


Pouco se tem feito para amenizarmos o enorme problema da violência em Tarauacá. Audiência pública existem, porém não surtem o efeito desejado e fica na mesmice de sempre. Ontem, por volta das onze da noite no bairro da praia um cidadão, ainda desconhecido, invadiu uma residência e provocou pânico nas pessoas que estavam em casa. Não se sabe o motivo da invasão, mas o sujeito disparou dois tiros de escopeta no quintal da casa que fica a Rua João de Paiva, próximo a escola Rosaura Mourão. Os donos não tiveram tempo para pensar, se não correr do recinto, ficando com hematomas e escoriações pelo corpo. Sabe-se que a luz no Bairro da Praia é muito pouca e costuma se apagar sempre nos horários inoportunos, deixando a população "a ver navios". Queima-se televisões e qualquer aparelho que esteja sendo usado no momento e as autoridades não se manifestam. Onde estamos? Quando paramos? Temos que agir e agora!!!

"Ele colocou a arma nas minhas costa e disse: 
Se correr eu atiro" Afirmou um dos moradores da casa invadida".

Imagem meramente ilustrativa

Violência urbana é a expressão que designa o fenômeno social de comportamento deliberadamente transgressor e agressivo ocorrido em função do convívio urbano. A violência urbana tem algumas qualidades que a diferencia de outros tipos de violência; e se desencadeia em conseqüência das condições de vida e do convívio no espaço urbano. Sua manifestação mais evidente é o alto índice de criminalidade; e a mais constante é a infração dos códigos elementares de conduta civilizada.


A violência urbana é determinada por valores sociais, culturais, econômicos, políticos e morais de uma sociedade. No entanto, ela incorpora modelos copiados dos países de maior influência na esfera internacional.

A violência urbana é grande em países em que funcionam mal os mecanismos de controle social, político e jurídico. Em países como o Brasil, de instituições frágeis, profundas desigualdades econômicas e uma tradição cultural de violência, a realidade do cotidiano das grandes cidades é violenta. São freqüentes os comportamentos criminosos graves, como assassinatos, linchamentos, assaltos, tráfico de drogas, tiroteios entre quadrilhas rivais e corrupção, além do desrespeito sistemático às normas de conduta social estabelecidas pelos códigos legais ou pelo costume.
Uma das causas do crescimento da violência urbana no Brasil é a aceitação social da ruptura constante das normas jurídicas e o desrespeito à noção de cidadania. 

A sociedade admite passivamente tanto a violência dos agentes do estado contra as pessoas mais pobres quanto o descompromisso do indivíduo com as regras de convívio. Ficam impunes o uso da tortura pela polícia como método de investigação; a ocupação de espaços públicos por camelôs e donos de carros; as infrações de trânsito; a incompetência administrativa; a imperícia profissional; a negligência causadora de acidentes e o desrespeito ao consumidor. Entre os cidadãos habituados a esses comportamentos, encontram eco as formas violentas de fazer justiça, como a pena de morte, linchamentos e mesmo o fuzilamento sumário. É freqüente a aprovação popular da punição violenta sem direito a julgamento. 

Por: Blog do Kbym 2011

Nenhum comentário: