quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PAREM A VIOLÊNCIA. AGORA!!!

VIOLÊNCIA: "NÃO PODEMOS MAIS VIVER"

"TEMOS QUE AGIR.AGORA!!!"



Os tipo de violência mais comum são:

-Violência Física: A violência física é o uso da força com o objectivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns, murros, estalos e agressões com diversos objectos e queimaduras. A violência física pode ser agravada quando o agressor está sob o efeito do álcool, ou quando possui uma Embriagues Patológica ou um Transtorno Explosivo.

- Violência Psicológica: A violência psicológica ou agressão emocional, tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas.
                 
É uma violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida. Existem várias formas de violência psicológica, como a mobilização emocional da vítima para satisfazer a necessidade de atenção, carinho e de importância, ou como a agressão dissimulada, em que o agressor tenta fazer com que a vítima se sinta inferior, dependente e culpada.

A atitude de oposição e aversão também é um caso de violência psicológica, em que o agressor toma certas atitudes com o intuito de provocar ou menosprezar a vítima. As ameaças de mortes também são um caso de violência psicológica.



- Violência verbal: A violência verbal não é uma forma de violência psicológica. A violência verbal normalmente é utilizada para oportunar e incomodar a vida das outras pessoas. Pode ser feita através do silêncio, que muitas vezes é muito mais violento que os métodos utilizados habitualmente, como as ofensas morais (insultos), depreciações e os questionários infindáveis.

- Violência Sexual: Violência na qual o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sem o seu consentimento, sendo induzida ou obrigada a práticas sexuais com ou sem violência física. A violência sexual acaba por englobar o medo, a vergonha e a culpa sentidos pela vítima, mesmo naquelas que acabam por denunciar o agressor, por essa razão, a ocorrência destes crimes tende a ser ocultada.



Gostaria de dizer que muito se tem feito para amenizar o problema da violência, mas não posso. Esse é o tipo de situação/problema que iremos resolver com ações educativas, desportivas, culturais e principalmente, trabalhando o papel da família na sociedade que nos cerca. Audiências têm acontecido com as autoridades do município, mas não elaboram documentos, planos, ações e projetos direcionados às áreas de risco do município de Tarauacá. Na última audiência que teve na câmara municipal de vereadores com as principais autoridades de Tarauacá, pude falar um pouco a respeito a situação do bairro Senador Pompeu-Praia, elaborei um documento e entreguei à mesa que presidia a reunião, porém deram por esquecido.

,

Por:Copyright Blog do Kbym 2011

Nenhum comentário: