SÓ POR HOJE EU NÃO QUERO MAIS CHORAR
"QUERO VIVER E SONHAR, APENAS..."
Sabe, aqueles dias em que voce acorda pensativo nas coisas e em tudo que lhe rodeia? Pois é, fui dormir tarde a noite passada, pensando em algo que eu não queria que estivesse acontecendo. Muitos daqueles que foram meus amigos partiram e não irão mais voltar. Hoje, lembro meus amigos de infância, de jogar bola, de pescar no rio Tarauacá, de escola...de amigos.
Tenho comigo que a família é a base de tudo que somos e muitos exemplos passam à minha memória. Onde estará o Célio que durante tanto tempo fez a alegria de nosso time de futebol e foi assassinado brutalmente, onde estará o Francisco que durante anos defendeu a minha equipe no estádio O Naborzão, O Auricélio (Sapo), bom jogador, mas foi morto na Praia do rio Tarauacá. A violência toma conta do espaço em que vivemos e somente tomamos parte quando ela acontece escandalosamente aos nossos olhos.
Ontem, pela manhã recebi a informação que um amigo de infância cometeu o suicídio em Rio Branco. Fie, era um daqueles meninos alegres, brincalhão, sorridente e que trabalhava para sustentar a sua família. Há pouco tempo havia se mudado para a capital do Acre, em busca de melhores condições de vida. No entanto, não se conteve com as tentativas que a cidade grande nos dá e se afundou com o uso de entorpecentes. Dava-lhes muitos conselhos e dizia que tomasse cuidado para não cair em tentação com o uso de drogas. Gelson (Irmão do fie), que vivia bebendo e chorando e quando se embriagava, era levado para sua casa por amigos, foi preso por tráfico de drogas em Rio Branco, Ildo (amigo) usou drogas e tocou fogo na casa com tudo dentro, inclusive a mulher e filhos, por pouco não morreram...Mas o que isso tem haver? Era o que estava escrito e falado, pois já lhes alertava do que poderia acontecer se a familia não fosse preservada com seus laços afetivos.
Sabe porque falo da família? Vejo que em parte desses crimes aconteceram pela ausência da família. Eram pessoas sem laços afetivos familiares. Fie, foi encontrado no quintal de sua casa com uma corda amarrada no pescoço pendurada em uma árvore. A maioria das pessoas que cometem suicídio tem algum transtorno mental. Dentre estes, as principais causas de suicídio são:
- Depressão,
- Dependência a drogas,
- Transtorno de personalidade.
A família depende, em grande parte, de sua organização social, política e econômica para exercer suas funções, sendo esta a instituição responsável pela integração da criança no mundo adulto. Para tanto, deve promover a socialização infantil, na qual a criança aprende a desenvolver seus valores e a canalizar seus afetos, avaliando e selecionando suas relações.
Copyright Blog do Kbym 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário