METEORITO PASSA PELO CÉU E CAUSA MEDO À POPULAÇÃO DE TARAUACÁ
"O FOGO CRUZOU NOSSO CÉU, ONTEM A NOITE"
Não sei se foi devido às ameaças de temporal do dia de ontem, mas o que é certo é que esta noite passada a população de Tarauacá ficou angustiada com uma chuva de meteoritos que passou pelo céu, semeando um cenários de chamas que não mais se extinguiam até cair em local ignorado. O estrondo foi grande e mexeu com as estruturas de madeira das casas de Tarauacá. "Passou de repente e escutei um estouro, parecia uma bomba" Afirmou um morador do Bairro da Praia.
Eram quase uma hora da madrugada quando o céu ficou muito iluminado pela queda de um meteorito em local ignorado. Muitas pessoas ficaram angustiadas e com medo que fosse o 'fim do mundo' naquela hora. Nada podia ser mais pavoroso do que aquele ser não identificado e com uma luz incandescente cruzando o céu de Tarauacá. O objeto não identidficado tem a seguinte denominação:
Um meteorito é a denominação dada quando um meteoróide, formado por fragmentos de asteróides ou cometas ou ainda restos de planetas desintegrados, que podem variar de tamanho desde simples poeira a corpos celestes com quilômetros de diâmetro, alcançam a superfície da Terra, pode ser um aerólito (rochoso), siderito (metálico) ou siderólito (metálico-rochoso).
Ao contrário dos meteoros (popularmente chamados de estrelas cadentes), os meteoritos que atingem a superfície da Terra não são consumidos completamente pelo fogo decorrente do atrito da atmosfera. Os mais comuns não contêm misturas de elementos, sendo compostos por côndrulos, podendo também conter partículas de ferro. Os condritos carbonácios podem conter moléculas complexas de hidrocarbonetos. Os meteoróides são corpos no espaço que ainda não atingiram a atmosfera terrestre.
Os meteoritos metálicos são constituídos por ferro (aproximadamente 85%) e níquel(aproximadamente 14%), podendo conter outros elementos em menor proporção. São também designados de sideritos.
Além desses, ainda existem os meteoritos ferro-rochosos, que são uma mistura da liga de ferro-níquel (50%) e outros minerais (50%). Tá explicado. Se voce ver um meteorito, não tente pegá-lo eh!!!
Por Flávio Santos 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário