O QUE ERA PARA SER DIVERSÃO...
TERMINA EM ASSASSINATO
Violência urbana é a expressão que designa o fenômeno social de comportamento deliberadamente transgressor e agressivo ocorrido em função do convívio urbano. A violência urbana tem algumas qualidades que a diferencia de outros tipos de violência; e se desencadeia em conseqüência das condições de vida e do convívio no espaço urbano. Sua manifestação mais evidente é o alto índice de criminalidade; e a mais constante é a infração dos códigos elementares de conduta civilizada.
Após ferir um rapaz na capital Rio Branco com uma facada, o mesmo ficou jurado de morte pelo irmão da vítima e o juramento se concretizou quando os dois se encontraram em uma festa da cidade. O resultado foi terminado em morte.O Rapaz (foto) assassinado era de Cruzeiro do Sul e estava de passagem em Tarauacá. O homicida até o momento ainda não foi encontrado.
A violência urbana é grande em países em que funcionam mal os mecanismos de controle social, político e jurídico. Em países como o Brasil, de instituições frágeis, profundas desigualdades econômicas e uma tradição cultural de violência, a realidade do cotidiano das grandes cidades é violenta. São freqüentes os comportamentos criminosos graves, como assassinatos, linchamentos, assaltos, tráfico de drogas, tiroteios entre quadrilhas rivais e corrupção, além do desrespeito sistemático às normas de conduta social estabelecidas pelos códigos legais ou pelo costume.
Por Flávio Santos 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário