Como montar e fazer a gestão do laboratório de informática
O computador e a internet já são uma realidade nas escolas. Pesquisa encomendada pela Fundação Victor Civita (FVC) ao Ibope mostra que a falta de recursos não é mais obstáculo para a maioria das instituições. O levantamento, feito em 400 escolas públicas de 13 capitais, mostrou que 98% têm computador, e 83%, acesso à internet. De cada quatro instituições, três possuem laboratório de informática. O desafio agora é mantê-lo aberto e estimular professores e alunos a usar o espaço.
“Em muitas unidades, a sala com computadores fica trancada e só uma pessoa tem a chave", comenta Roberta Panico, coordenadora pedagógica do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac) e consultora da NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR. Muitos gestores têm medo de que os equipamentos sejam danificados e por isso proíbem o seu uso. Contudo, uma sala bem montada e bem gerenciada só traz benefícios. Veja no infográfico acima algumas recomendações do Ministério da Educação (MEC) para a montagem do espaço. E no quadro abaixo, alguns cuidados para evitar problemas com os equipamentos.
O estudo da FVC mostrou que há muito a avançar na utilização do espaço. Em apenas 61% das unidades, os professores faziam algum uso pedagógico dos computadores e, muitas vezes, para a digitação de textos ou pesquisas próprias sem a participação dos alunos. Entre as instituições com laboratório de informática montado, 18% não o usam com os estudantes. Os equipamentos chegaram à escola, mas não ao cotidiano dela.
A sala de informática deve ser o elo entre o ser e o aprender na escola. Não tem como o professor realizar um trabalho de leitura se ele mesmo não gosta de ler. A informática nos serve para acompanharmos o desenvolvimento da humanidade e também fazermos o nosso cotidiano de vida. Tudo que fazemos necessitamos dos trabalhos de informática. O simples fato de irmos ao banco pagarmos um talão, nos faz passar por várias situações que movimenta a informática.
Por Flávio Santos e Google.com 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário