20 DE NOVEMBRO DE 2009
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO BRASIL
Pelo menos 33 mil acreanos, ou 5% do total de habitantes do Estado, são da raça negra. O número está estabelecido a partir de pesquisa nacional do IBGE e é reconhecido pelo Centro de Estudos e Referência da Cultura Afro-brasileira do Acre (Cernegro).O núcleo da Cernegro em Tarauacá já estar sendo organizado em várias parcerias.
Outro dado indica que entre 47% e 49% da população se declara de cor parda. Para o Cernegro, trata-se de um importante indicativo de afro-descendência. "Não existe pardolândia. O pardo tem o princípio da africanidade", disse José Rodrigues Arimatéia, presidente do Cernegro no Acre.A diretoria da Cernegro Tarauacá já estar quase pronta e contará com várias lideranças do município.
Com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Rio Branco, o Cernegro promove durante toda esta terça-feira, Dia da Consciência Negra, eventos que marcam a luta dos negros no Acre. Pela manhã, no Memorial dos Autonomistas é realizada a exposição "Identidade Afro-Amazônica", que será encerrada no próximo 30 de novembro. Aqui em Tk, a escola de ensino fundamental Professor José Augusto de Araújo apresentará o Projeto: Um Olhar Negro para toda a comunidade escolar e trará muitas atividade participativas dos educandos da referida escola.
A programação inclui debates, palestras, exposições, shows musicais, mostra de dança, oficinas, seminário, exibição de filmes, comidas típicas, fotografias, poesias e outros.
Centro de Tarauacá: - O Cernegro luta pela implantação do Centro de Cultura Afro-Brasileira do Acre e por políticas públicas de reconhecimento da cultura negra. Avanços, segundo Arimatéia, vem sendo observados de modo pontual, como a disseminação da capoeira, que traduz a consciência negra.Em Tarauacá esse movimento será liderado pelo Flávio Santos, que recebeu o convite de Rio Branco para formar o núcleo em nossa cidade."Lutar pela nossa causa é mais que um direito; é uma obrigação"
Por: Flávio Santos 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário