sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PALAVRAS DE ISAAC MELO

AS ARROGÂNCIAS DO LETRADO

"Não quero me meter no peixe de ninguém, mas gostaria tecer um comentário acerca do comentário de Archibaldo Antunes no Blog do Kbym (Click). Sem entrar no mérito da discussão dos dois, a meu ver, infantis demais, só gostaria de frisar o quanto são preconceituosas as palavras do caro Archibaldo. Poxa, alguém que reivindica o título de 'letrado' se posicionar de uma forma tão grossa, mesquinha e ofensiva. Pelo que se percebe o "letramento" não é pressuposto de humildade, e mesmo de respeito.

Palavras como estas: "Gostaria de sugerir que vc trocasse o teclado do seu PC por uma ferramenta mais adequada à sua capacidade intelectual", ou "sobretudo se a frase for escrita pelo Lula, que só diz "poblema" e "menas" laranjas", a meu ver, soam muito preconceituosas e arrogantes. Aliás, o que não falta àqueles que reivindicam para si o título de "letrado", "intelectual" é arrogância, prima próxima da prepotência.

Tudo bem que o português do Kbym não é dos melhores, o que não é exclusividade dele, mas nada justifica baixar o nível da conversa. Fica o meu registro. Nada contra o ilustre Archibaldo Antunes, que pouco conheço. Mas não dá para exigir elegância quando se é totalmente deselegante".

Comentário Final: É cada um no seu quadrado meu amigo Isaac Melo. Agradeço o comentário. O homem é um samurai e luta com a arma dos deuses: é imbatível...

Por: Isaac melo - Alma Acreana.

2 comentários:

Archibaldo Antunes disse...

Meu bom samaritano Isaac Melo:

Tenho uma concepção nietszcheana sobre a humildade, então vc pode enfiar a sua no lugar que achar mais conveniente.
E não me venha catequizar com esse discurso pio de fazer lacrimejar velhas beatas. Ele não me comove.
Acho que que sua pregação deveria ser dirigida a quem, sabendo mal o bê-a-bá, põe-se a chamar os outros de analfabetos.
Saiba ainda que essa discussão me cansou e por mim ela está encerrada. Antes quero dizer que, a pretexto de me ensinar a virtude da modéstia, vc se travestiu de professor, pois outro não foi o tom de suas palavras professorais. Não é lindo que a arrogância perpasse o discurso de quem a condena no discurso de outrem?
O debate foi tão "infantil" que nele o menino Isaac Melo achou de se imiscuir.
Mas eu já estou cansado, meu bom samaritano. Da próxima vez a gente brinca mais...

Archibaldo Antunes

Chagas Batista disse...

Meu caro Caro Kbim,
Não conheço o samurai, mas pelo que li, acho que o "probema" dele não reside apenas no fato de ser mais feio que você. alíás já é um grande "Probema".

Ele além de ser preconceituoso, tem um Sero "Probema" de Autoafirmação. "Eu sou mais estudado, eu sou letrado" e coisa que o valha.

O isac melo disse tudo com maestria, queria apenas pedir que o samurai corrigisse o meu português ruim