segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

17 MORTES VIOLENTAS NO ACRE: FEVEREIRO:


VIOLÊNCIA : ACRE SEGUE SANGRANDO COM 17 MORTES VIOLENTAS NOS PRIMEIROS QUINZE DIAS DE FEVEREIRO

Resultado de imagem para violencia

Um total de 17 mortes violentas (homicídios) foi registrado somente nos primeiros 15 dias de fevereiro de 2019. Os números assustam. Apesar da leve redução dos homicídios em janeiro, 32 no total, o acreano ainda não sentiu a sensação de segurança pregada pela Segurança Pública do Acre.

O caso mais emblemático foi do cabeleireiro Tiago de Araújo Costa, de 21 anos. Segundo familiares, o corpo do jovem apresentava sinais de cortes em um dos braços, pescoço, além de seus algozes terem extraído dentes da vítima. O corpo de Tiago foi encontrado em uma região de mata no Polo Benfica, em Rio Branco.

O Acre viveu nos últimos quatro anos uma verdadeira escalada do crime. Os números de homicídios referentes a janeiro de 2016 foram de 18 mortes. Em 2017, esse quantitativo subiu para 43. Já em 2018, no ápice da guerra entre facções e a falta de investimentos em Segurança Pública levou o Acre a registrar 51 homicídios no primeiro mês do ano. Mais de 340 mortes violentas foram contabilizadas ao longo de 2018. Em 2019, o número caiu para 32 homicídios no mês de janeiro. Um número alto ainda, ou seja, praticamente uma morte por dia. Os dados são da própria Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre (Sejusp) e do Atlas da Violência 2018, coordenado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Para o delegado aposentado da Polícia Civil do Acre, Walter Prado, que coordenou uma força-tarefa no governo de Jorge Viana e elevou o índice de elucidação de crimes para 94%, o que falta é “visão, elucidação dos casos e prevenção”. Segundo ele, crimes que não são elucidados geram impunidade.

Eu acho que a visão está totalmente equivocada. Tem que trabalhar prevenção. Estão falando que está diminuindo e toda semana se contabiliza os mesmos números de assassinatos. Enquanto não centralizar a prevenção e a elucidação dos crimes… Tem 583 crimes sem autoria de homicídios. Quem não apura, quem não descobre, quem não investiga… não combate. Não estão combatendo nada. Vai ficar matando e contabilizando. Não é essa Segurança que a população precisa. Ela precisa de uma Segurança que faça um trabalho de prevenção, especialmente nos bairros pobres, que é onde está a verdadeira guerra”, diz Walter Prado, que já ocupou o cargo de diretor de Polícia Civil do Acre. FONTE:

Por: Copyright© 2019 @Kbym

Nenhum comentário: