quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

JORDÃO:TERRA SIMPLES E ACOLHEDORA DO AC:

JORDÃO/AC: TERRA ACOLHEDORA DO ACRE:

PRIMEIRA PARTE:


Resultado de imagem para Bandeira de jordão Acre


PRIMEIRA PARTE: Quando visitei o município de Jordão/Ac em 1997, fomos na primeira fanfarra escolar (12 pessoas) no município da cidade e foi muito bom ver sua população cheia de simplicidade e acolhimento. O prefeito era Esperidião Menezes Junior (PMDB), era um lugarzinho simples e aconchegante. Sua população era muito pequena, hoje têm 8.159 habitantes. 

No esporte o município ganhou destaque com a saída de “Araújo Jordão”. Após se destacar jogando futebol, saiu em busca de realização de sonhos e melhorias de vida de sua família simples e humilde. Em Tarauacá integrou a equipe de futsal do Praia A.C do qual eu era técnico e foi ser campeão no Verona (equipe famosa de futsal e campo em Tarauacá). Depois daí ganhou o mundo, inclusive jogando dentro e fora do país. Hoje integra a equipe do Goianésia de Goiás. Famoso e artilheiro, sempre passa suas férias em Jordão, fazendo o que mais gosta: Pescar e andar pelas belas praias dos seringais da localidade.

Jordão é um município brasileiro do Estado do Acre. Sua população, de acordo com estimativas do IBGE, é de 8. 159 habitantes e crescendo. Devido a sua altitude registra temperaturas abaixo de 15 °C no inverno, a mais baixa temperatura registrada na cidade foi de 9,6 °C em abril de 2009.

O nome do município de Jordão como se sabe é o mesmo nome do rio que banha este município, junto com o rio Tarauacá. Em outros tempos este rio chamava-se "riozinho". Fontes (A. Amaro) relatam que um senhor vindo da Ucrânia por nome de Antônio Jordão veio a residir próximo as margens do rio, e daí em diante as pessoas se dirigiam a este, como rio Jordão, e não mais riozinho. Contam seus habitantes que quem bebe água de rio Jordão, sempre quer residir na localidade ou voltar brevemente. Algumas informações do Wikipédia.

Surgida no período áureo da borracha, a Vila Jordão só ganhou o status de Município no dia 28 de abril de 1992 quando por força da Lei 1.034 teve seu território de 6.695,5 km² desmembrado do Município de Tarauacá.

Hoje, com pouco mais de 8 mil habitantes dos quais 80% ainda vivem na Zona Rural e 20% na urbana, Jordão tem sido notícia nacional por conta da existência de índios arredios em seu território. No município hoje, há um bairro totalmente dedicado à eles e tratados como pessoas inseridas no meio social da localidade com poderes políticos, social e profissional.

O município cresceu e sua área é de 5 429 kilômetros quadrados. Limita ao norte com o município de Tarauacá, ao sul com o Perú, a leste com o município de Feijó e a oeste com o município de Marechal Thaumaturgo.

O município tem a maior altitude (em sua sede) no estado do Acre, com 278 metros. O município tem o sétimo pior IDH do Brasil.

Prefeito: Élson de Lima Farias (PC do B: 2017/2020)
Vice Prefeito: Ademir Batista de Figueiredo (PT)
Presidente da Câmara: Meire Sérgio de Menezes (PC do B)
Fundação: 28 de Abril de 1992. Gentílico: Jordãoense (gentílico). 

MAIS INFORMAÇÕES TURÍSTICAS AQUI:

Por: Copyright© 2019 @Kbym

Nenhum comentário: