quarta-feira, 17 de outubro de 2018

CNAS FAZ MOBILIZAÇÃO PARA 2019:


CNAS FAZ MOBILIZAÇÕES PARA RECOMPOSIÇÃO DO ORÇAMENTO DA 

ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA 2019


 Membros do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS irão ao Congresso Nacional nessa quarta-feira,17, para tratar com os parlamentares sobre o Orçamento da Assistência Social para 2019. A decisão de realizar a Incidência Política foi deliberada na última reunião após a verificação dos cortes orçamentários que foram realizados no Projeto de Lei Orçamentário Anual - PLOA 2019, na área da Assistência Social.

O corte no orçamento para o próximo ano terá a diminuição de 133 mil vagas em abrigos (orfanato e asilo) que impacta na redução de 39 mil vagas para crianças e adolescentes, 58 mil vagas para idosos e 27 mil para adultos desabrigados ou em situação de rua. Também terá a diminuição de 10 milhões por ano às pessoas e famílias em situação de desemprego, fome, iminência de violência doméstica que são atendidas nos Centros de Referência da Assistência Social, além de outros serviços, Programas e Projetos que ficaram prejudicados, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS.

Na última terça-feira, 9, o CNAS esteve presente em 03 audiências com intuito de articulação para reverter esse quadro e esteve  com os seguintes parlamentares: Deputado Eduardo Barbosa – integrante da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa das Pessoas com Deficiência, Deputada Julia Marina – Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Assessor de orçamento e processo legislativo Dalessandro Soares em nome da Senadora Fátima Pelaes – relatora setorial da PLOA 2019.

Já na segunda feira, 15, o Grupo de Trabalho de Incidência Política do Conselho Nacional também foi ao Congresso Nacional e conversou com a Deputada Erika Kokay coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos sobre a necessidade da recomposição do orçamento. “Recebemos o apoio de todos Deputados e Senadores que conversamos propondo emendas e buscando apoio de outros parlamentares, ainda teremos outro momento de incidência política sobre este assunto que acontecerá hoje”. Afirmou a Presidente do CNAS, Norma Carvalho.

O Ato em defesa do Orçamento Público da Assistência Social acontecerá nesta quarta-feira, às 14h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O Ato está sendo organizado pelo CNAS juntamente com a Frente Nacional Parlamentar em Defesa do SUAS, Fórum Nacional de Secretários (as) de Estado da Assistência Social – FONSEAS, Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS e os Forúns Nacionais dos Usuários, Trabalhadores, Movimento das Entidades e Organizações da Assistência Social. “É de extrema importância que as pessoas participem desse Ato, Organizações da Sociedade Civil, Gestores, Trabalhadores, Usuários e todos os atores da Assistência Social devem se unir nesse momento que o SUAS sofre sérias ameaças, com todo esse corte orçamentário”, acrescentou a Presidente. 

Iniciativa de mobilizações:

As mobilizações do CNAS juntamente com outros setores da Assistência Social iniciaram na reunião plenária do Conselho realizada em agosto, onde foi divulgada tabela comparativa com a proposta orçamentária de 2019 enviada pelo Executivo ao Congresso Nacional, e a Resolução do CNAS nº 16/2018 que aprovou a Proposta Orçamentária da Assistência Social para 2019. 

 Conforme tabela comparativa foram 57,39% de corte no Benefício de Prestação Continuada à Pessoa Idosa e 44% no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social à Pessoa com Deficiência, além de cortes nos Serviços Socioassistenciais na ordem de 49,48%. Valores que inviabilizam o funcionamento e financiamento de Projetos, Serviços e Programas.

 Conselho Nacional de Assistência Social:




Por: Copyright© 2018 @Kbym

Nenhum comentário: