terça-feira, 23 de outubro de 2018

AUMENTO DE SALÁRIO DOS DEPUTADOS ACRE:

DEPUTADOS ESTADUAIS PODEM TER REAJUSTE DE VENCIMENTOS E 

SOCIEDADE COMEÇA A REAGIR


O provável reajuste dos deputados estaduais em todo o país, a partir de janeiro, começa a gerar reações na sociedade. O aumento deve acontecer de forma linear e os deputados acreanos, que tomarão posse para a nova legislatura devem ser, também, beneficiados.

O Amazonas saiu na frente na rejeição da população ao aumento. Uma petição online contra o aumento salarial dos deputados estaduais da próxima legislatura, que inicia em fevereiro de 2019, visa interromper a série histórica de reajustes dos parlamentares. Está sob o aval do Senado aprovar até o final do ano o reajuste de 16,38% dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que abre precedentes para o efeito cascata no salário das Casas Legislativas.

A petição no Amazonas analisa que a Constituição Federal estabelece apenas o teto máximo para o salário dos deputados estaduais. Não há nada na Constituição que obrigue os deputados estaduais a aumentarem ou seguirem o aumento de salário da Câmara Federal e nem de acompanharem o teto. Eles aumentam por que querem ganhar mais às custas do povo, defende a proposta.

O documento apresentava a meta de coletar mil assinaturas e até sexta-feira 1.386 pessoas participaram da petição. Conforme o empresário, o abaixo-assinado impresso será entregue nesta semana ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM).

Não há nenhuma obrigatoriedade na lei sobre o aumento do salário dos parlamentares federais. No entanto, historicamente, os deputados e senadores reajustam o próprio subsídio ao teto salarial baseado nas remunerações dos ministros do STF.

Conforme a Constituição Federal, os deputados estaduais podem aprovar o reajuste do próprio salário caso os deputados federais mudem o valor de seus vencimentos. O reajuste, no entanto, deve ser o equivalente a 75% do salário de um deputado federal. FONTE:

Por: Copyright© 2018 @Kbym

Nenhum comentário: