terça-feira, 21 de janeiro de 2014

SOLUÇÕES DE COMBATE À VIOLÊNCIA:TK

ASPECTOS DA VIOLÊNCIA EM TARAUACÁ


HÁ O QUE SE FAZER PARA COMBATÊ-LA??


Em nosso país, a violência é um fenômeno que se manifesta tanto na cidade como no campo, entre jovens e não jovens sem distinção de cor, raça, sexo, credo, condições social e econômica. Isso em parte está relacionado a desordem social e falta de estrutura que dê a todos condições dignas de vida. Outro fator relevante que deve ser considerado na promoção da violência está a relacionado ao tráfico de drogas e entorpecentes que parece atingir parcela significativa de jovens, e vem ganhando proporções alarmantes e alcançando todas as camadas sociais em Tarauacá, e não me perguntem quem são???.


Ninguém conscientiza ninguém. É tempo perdido achar que o cidadão sempre sabe o que faz ou é auto suficiente de suas ações, pois não é. Sempre tenho desenvolvido alguns projetos esportivos/culturais e aprendemos/ouvimos com os próprios participantes quem são, quem usam, quem vendem, quem trazem, e como se distribui as drogas em Tarauacá. Longe de mim ficar inimigo deles, 'malandragem'. São meus "amigos". Confio mais neles do que nos que falam que são meus verdadeiros amigos, pois não são. Luto para combater essa prática com ações sócio/educativas, esportivas e culturais.

Diante de tal problema questiona-se o que vem sendo feito em Tarauacá para reduzir a violência? Porque é tão difícil manter um controle efetivo da violência, se o homem é um ser racional e capaz de discernimento? Novas práticas de crime crescem assustadoramente em nossa cidade. As lojas se fecharam, e a tendência é outros crimes acontecerem e se remodelarem. Já estão passando de bicicleta e 'arrastando' os cordões de ouro de pescoços, tomando bolsas nas ruas, saidinha de banco. E por aí vai...

"Só pra mim mesmo que o cidadão pede para sacar seu salário na CX e vai lá fora olhar a sua bicicleta...
rsrsrsr. 


O crime de domingo ninguém nem fala mais. Agora 'fuxico e fofocas!!!'...Todo dia é uma nova. Tenho pensado naquele garoto de 14 anos. O conhecia. Vejamos: Família sem estrutura alguma. Pai assassinado de forma violenta, irmãos no meio do crime, presos, sem escola, sem religião...Sem acreditar em alguma coisa...Jogado no mundo. Lá estarão seus "amigos". "Comerei e beberei todos os dias. Dormirei sempre até mais tarde, e quando sair daqui, pelos menos, três anos, terei o respeito dos meus pares e da sociedade e já estarei formado para cometer novos crimes". A vida NÃO é assim. A vida ESTAR sendo assim. Pense nisso. Voce já estará fazendo o bastante se consciente for.

@Kbym 2014 

Nenhum comentário: