quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

MINHAS HISTÓRIAS DE NATAL!!!

UMA MULHER, UMA VIZINHA, UMA AMIGA

DONA VANIR...


Hoje estamos mais felizes, mais realizados e as dificuldades, enfrentadas anteriormente, foram superadas graças à força de vontade, educação escolar e Deus no coração. Vale ressaltar que os bons ensinamentos que tivemos e as mãos que nos foram estendidas, nos serviram de suporte seguro para enfrentar a caminhada da vida. Sempre tivemos pessoas de bom coração que viam nossa dificuldades e nos ajudavam

Foi assim com dona Dagmar dos Santos, Dona Irene Meleiro, Vanir. É dessa senhora de bom coração que quero falar um pouquinho mais. Ela era enfermeira de profissão e trabalhava atendendo os índios. Morava do nosso lado direito, na representação da FUNAI aqui de Tarauacá. Sempre tivemos bons vizinhos, mas essa foi especial demais. 

Sabe àquelas casa que atendem as pessoas com simpatia, educação e carinho. Era assim naquela casa. Moravam nela Seu Raimundo, Maria Dona Vanir, Andréia e Maria. Nós, muito simples e quase sempre dependendo da boa vontade dos outros, tínhamos sempre uma mão estendida nas épocas festivas de natal e fim de ano. Éramos pequenos, mas ainda lembro-me  bem quando chegava com um saco cheio de presentes para nossa família.

Fazia assim: "Véspera de Natal,vinham cedo para nossa casa. Pegavam um bom baralho, juntavam-se os jogadores (só adultos), e passavam horas e horas jogando. Lembro-me bem dos sorrisos do meu bom e velho pai Cassimiro quando ganhava os bons trunfos da mesa. A garrafa de café ficava encostada, onde todos pudessem pegar. Éramos 11 pessoas na família. Quando chegava perto da meia noite, ela saia de 'fininho', pedia silêncio e em pouco tempo vinha com um sacão de presentes. É...daqueles "amarrado na boca"...Até em cima. Ela saia entregando de um em um até completar os presentes da família toda. Era uma festa!!! Nunca me esqueci dos presentes e do carinho que aquela senhora nos fazia. Sem querer nada em troca."

Foram transferidos para Rio Branco. Seu Raimundo faleceu pouco tempo depois da mudança para a capital do Acre. Dona Vanir continua com sua profissão. Andréia casou-se e tem três filhas lindas, mora em Brasiléia. Maria casou-se com meu irmão e é uma profissional na manicure. 


Uma de minhas maiores alegria foi quando fui presidente do Bairro da Praia. Recebemos uma doação de 5.000 mil brinquedos de um empresário chamado e conhecido por Seu César Mello. Juntamos a associação de Moradores da Praia, JPH e conseguimos mais 5.000 mil e fizemos a festa das crianças naquele dia de Natal. Não sei se foi porquê recebi tantos presentes quando não tinha nenhum ou meu coração é grande demais. Enfim...Não há nada mais gratificante e verdadeiro do que um sorriso de uma criança.


Carros, caçambas, raquetes, bolas...Foram mais de 10.000 mil brinquedos distribuídos às crianças do bairro da Praia. Era uma felicidade que não tinha tamanho receber um brinquedo naquele Natal. Naquele momento em que distribuía os brinquedos com os outros colegas de bairro (Raimundo Brasil, Romerito, Dama Fina, Rony, Neuton, Ana Paula, Manoel Monteiro e tantos outros), ficava pensando: "Agora estou retribuindo um pouquinho pelo que as pessoas fizeram por mim e minha família". Estava feliz naquele dia. 



Perto do dia de Natal naquele ano, estava passando perto do mercado Municipal quando fui chamado por seu César Mello. "Queria que voce organizasse uma festa para as crianças lá no seu bairro da praia. Quero doar 5.000 mil brinquedos para voces".  Isso é uma outra história que contarei aqui no blog. Voce pode até achar uma besteira ou babaquice, mas não tem ideia da felicidade que sentimos quando fazemos uma criança sorrir. @Kbym

Por: @Kbym 2013

Nenhum comentário: